ITA Ceará: seleção de cursinho da rede pública tem concorrência de 3 candidatos por vaga

Mais de 250 alunos se inscreveram para modalidade preparatória em escola de Fortaleza

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Pedra fundamental do ITA no Nordeste foi lançada em janeiro deste ano
Foto: Thiago Gadelha

Anunciado em março, o processo seletivo do cursinho preparatório para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), voltado a alunos da rede pública estadual do Ceará, recebeu 264 inscrições. A informação foi compartilhada pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) a pedido do Diário do Nordeste.

Ao todo, a seleção da Pasta disponibiliza 80 vagas. Assim, a concorrência é de 3 alunos por oportunidade. Até o fim deste mês, os candidatos devem passar por mais duas etapas, que incluem teste de raciocínio lógico e análise de uma carta de intenções. O resultado final está previsto para o dia 3 de maio, no site da Seduc.

Para participar, os candidatos deveriam atender aos seguintes requisitos: 

  • estar cursando a 2ª série do Ensino Médio 
  • ter menos de 17 anos em 1º de janeiro de 2024 
  • ser aluno regularmente matriculado em escola da rede estadual localizada em Fortaleza ou Região Metropolitana

As turmas presenciais do PreparaITA Ceará serão gratuitas e realizadas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, em frente à Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), no bairro Aeroporto. Os alunos selecionados serão matriculados nesta unidade de ensino.

As três etapas da seleção consistem em:

  • Inscrição: envio e análise de documentação exigida pelo certame;
  • Análise do currículo escolar: análise do histórico escolar (ficha individual) da 1ª série do Ensino Médio e do último boletim de notas do aluno, contendo a média geral;
  • Teste de raciocínio lógico com 20 questões, análise de carta de intenções escrita à mão e entrevista com os candidatos.

Veja também

Campus do ITA no Ceará

Em janeiro deste ano, o Governo Federal lançou a pedra fundamental do primeiro campus avançado do ITA no Nordeste, que será construído na BAFZ. A instituição de ensino superior pública é reconhecida pela excelência e está vinculada ao Comando da Aeronáutica.

A previsão é que o primeiro vestibular e o primeiro concurso para professores para a sede cearense ocorram ainda neste ano.

Esta será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). Fortaleza abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores, que não são lecionados no em São Paulo: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

As primeiras turmas aprovadas deverão ser acolhidas em 2025 e 2026, no campus paulista. Em 2027, as atividades serão passadas oficialmente para o Ceará.

O prédio da BAFZ passará por adequações físicas a cargo da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), através de convênio com o Governo Federal, para atingir os mesmos padrões de alojamento do ITA de São José dos Campos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados