Inmet emite aviso vermelho de chuvas intensas para Fortaleza e outras 70 cidades do Ceará; veja lista

Esta é a primeira vez que o Estado recebe aviso de 'grande perigo' em razão das chuvas

Escrito por
Renato Bezerra renato.bezerra@svm.com.br
(Atualizado às 10:01)
Alagamento em Fortaleza
Legenda: Inmet alerta para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, e enxurradas
Foto: Thiago Gadelha

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico de chuvas intensas para o Ceará até as 12 horas desta sexta-feira (28) para 71 municípios. Pela primeira vez no Estado, foi emitido o nível de classificação em vermelho, o que representa "grande perigo"

Nas localidades incluídas no aviso, são esperadas chuvas entre 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h

O Inmet alerta ainda para o "grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário". Em situações confirmadas de grande perigo, o Instituto também recomenda a procura por abrigo, evitando a permanência ao ar livre. 

Veja lista de municípios que receberam aviso no Ceará:

  1. Acarape
  2. Acaraú
  3. Amontada
  4. Apuiarés
  5. Aquiraz
  6. Aracati
  7. Aracoiaba
  8. Aratuba
  9. Barreira
  10. Baturité
  11. Beberibe
  12. Bela Cruz
  13. Canindé
  14. Capistrano
  15. Caridade
  16. Cascavel
  17. Caucaia
  18. Choró
  19. Chorozinho
  20. Cruz
  21. Eusébio
  22. Fortaleza
  23. Fortim
  24. General Sampaio
  25. Guaiúba
  26. Guaramiranga
  27. Horizonte
  28. Ibaretama
  29. Ibicuitinga
  30. Icapuí
  31. Irauçuba
  32. Itaiçaba
  33. Itaitinga
  34. Itapajé
  35. Itapipoca
  36. Itapiúna
  37. Itarema
  38. Jaguaruana
  39. Limoeiro do Norte
  40. Maracanaú
  41. Maranguape
  42. Marco
  43. Miraíma
  44. Morada Nova
  45. Morrinhos
  46. Mulungu
  47. Ocara
  48. Pacajus
  49. Pacatuba
  50. Pacoti
  51. Palhano
  52. Palmácia
  53. Paracuru
  54. Paraipaba
  55. Paramoti
  56. Pentecoste
  57. Pindoretama
  58. Quixadá
  59. Quixeré
  60. Redenção
  61. Russas
  62. Santana do Acaraú
  63. São Gonçalo do Amarante
  64. São Luís do Curu
  65. Sobral
  66. Tabuleiro do Norte
  67. Tejuçuoca
  68. Trairi
  69. Tururu
  70. Umirim
  71. Uruburetama

Veja também

Classificação de risco

Os avisos emitidos pelo Inmet se classificam em amarelo, que representa “perigo potencial” devido às chuvas e ventos; laranja, com “perigo”; e vermelho, com “grande perigo”. No Ceará, em geral, as cidades são atingidas pelos níveis amarelo e laranja, sendo esta a primeira vez que o Estado recebe a classificação vermelha. 

Ao longo da tarde e noite desta sexta-feira (28), a chuva deve ter intensidade variando de moderada a forte em macrorregiões como Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Jaguaribana e Maciço de Baturité, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

No sábado (1º), as chuvas continuam, mas há indicativo de redução da área com chuva e dos acumulados de chuva, que devem passar a ocorrer de forma mais esparsa, principalmente a partir da tarde.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias

 

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados