Incêndio em vegetação em Aracati faz moradores serem retirados de casa

O Corpo de Bombeiros também combate incêndio simultâneo em Beberibe, na mesma região

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 20:25)

Um incêndio em vegetação combatido desde a manhã deste domingo (28) em Aracati, no litoral leste do Ceará, se espalhou por conta da força do vento e fez com que moradores precisassem ser retirados de casa. As chamas iniciaram na localidade de Quinderé por volta de 9h, e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atua no local desde então.

A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, informou que vans foram enviadas para retirar os moradores afetados pelo incêndio e levá-los a abrigos em escolas. A equipe da Saúde da gestão municipal também já foi deslocada para atender a população acamada.

Ainda segundo a prefeita, mais de 20 voluntários e bombeiros civis, além da Defesa Civil municipal, trabalham dando suporte ao CBMCE. Carros-pipa também já entraram na operação.

Roberta fez um apelo à população que não realize queimadas, e disse que os fortes ventos fizeram com que a fumaça se espalhasse. Aeronaves entraram na força-tarefa para dar suporte.

Veja também

Ciopaer atua no combate ao incêndio

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, no início desta tarde, que equipes das Forças de Segurança do Ceará foram acionadas e seguem atuando no combate ao incêndio.

Além de contar com profissionais do CBMCE em solo, foi mobilizada uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Uma equipe de profissionais também estava no caminhão tanque de abastecimento, auxiliando os bombeiros militares em solo.

As guarnições do CBMCE atuam para extinguir os focos ativos e proteger as áreas adjacentes, contando com técnicas de combate direto e monitoramento para evitar a propagação do incêndio.

VEJA AÇÃO

Segundo incêndio no litoral

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há combate de incêndio a vegetação também em Beberibe, na mesma região litorânea, desde o início desta tarde.

"As ações prosseguem com foco na extinção dos focos ativos e na proteção de áreas adjacentes, contando com técnicas de combate direto e monitoramento para evitar a propagação do incêndio", informou o CBMCE, em nota.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados