CNH Popular 2022: inscrições estão 'praticamente' encerradas, diz superintendente do Detran

A iniciativa foi lançada há uma semana, e, no segundo dia, cerca de 96% das 25 mil vagas já haviam sido preenchidas

Escrito por Carol Melo, carolina.melo@svm.com.br

Ceará
Close-up em mão segurando uma CNH
Legenda: Do total de oportunidades ofertadas neste ano, 20 mil são destinadas ao Interior do Estado e 5 mil para Fortaleza
Foto: Agência Brasil

As inscrições para o programa CNH Popular estão "praticamente encerradas", declarou o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Maximiliano Quintino, nesta terça-feira (29). A informação foi revelada durante a participação dele na última transmissão semanal ao vivo realizada nas redes sociais de Camilo Santana (PT) como governador do Estado. 

A iniciativa foi lançada há exatamente uma semana e, pouco mais de 24h depois, cerca de 96% das 25 mil vagas já haviam sido preenchidas, conforme informou o órgão na última quarta-feira (23). 

Ainda segundo o superintendente, o Detran está reunindo com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfc's), no início da tarde desta terça-feira, para tratar sobre a operacionalização do programa, com intuito de agilizar o processo

"Essa carteira de motorista que o governo está bancando 100% gratuitamente custa quase R$ 2.000. [Somando] ano passado com este ano, são 50 mil carteiras, ou seja, se fosse pagar, seriam cerca de R$ 100 milhões."
Camilo Santana
Governador do Ceará

Do total de oportunidades ofertadas neste ano, 20 mil são destinadas ao Interior do Estado e 5 mil para Fortaleza. O número de CNHs e a proporção são os mesmos dos disponibilizados em 2021. 

Os interessados em participar da iniciativa, que oferece carteiras nacionais de habilitação categoria A (moto) e B (carro) gratuitas, chegaram a enfrentar instabilidade no site do Detran para se inscrever, falha causada devido ao elevado número de acesso, segundo o órgão. 

O projeto já beneficiou mais de 139 mil pessoas. Nesta edição, os beneficiários da categoria A também receberão um capacete após a conclusão do processo. 

Quem pode participar?

O programa é direcionado aos cidadãos que residem no Ceará e se encaixem em um dos seguintes critérios:

  • Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com deficiência; 
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

Como se inscrever

  • O primeiro passo que os interessados devem realizar é acessar o site do Detran. 
  • Em seguida, devem informar o número do CPF e em qual categoria de beneficiário se encaixam, como, por exemplo, "egresso do sistema prisional" ou "pessoa com deficiência". 
  • No próximo passo, os candidatos devem anexar os documentos exigidos e finalizar o processo.
  • Em seguida, os dados fornecidos passarão por uma análise realizada pelo Detran.
  • Após a aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

O que a CNH Popular oferece?

A iniciativa custeia todo o processo de aquisição da 1ª carteira de habilitação das categorias A ou B. Os beneficiários têm acesso gratuitamente aos serviços de:

  • Exame psicológico (psicotécnico);
  • Exames de aptidão física e mental (médico);
  • Curso teórico-técnico;
  • Curso de prática veicular;
  • Exame de direção.