Casos diários de Covid-19 em Fortaleza têm 'tendência de estabilidade' após explosão da Ômicron

Boletim da SMS diz que a taxa de positividade dos exames de detecção caiu para 42,1% na última semana de janeiro

Escrito por Redação ,
terceira onda da covid-19 em Fortaleza
Legenda: Testagem gratuita para Covid-19 é ofertada em 10 locais da Capital
Foto: Thiago Gadelha

A terceira onda da Covid-19 em Fortaleza provocou um "aumento explosivo" de infecções, sobretudo nas três primeiras semanas de janeiro. Porém, entre os dias 24 a 30, novos dados oficiais apontam uma "tendência de estabilidade" nos casos diários. A desaceleração da doença tem a ver com a redução das amostras positivas dos exames de detecção da doença. 

Veja também

O balanço referente à quarta semana epidemiológica (SE) foi divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nessa segunda-feira (31). 

No intervalo de sete dias, a Pasta aponta que a proporção de testes com diagnóstico para Covid-19 em moradores da Capital foi de 42,1%. Esse indicador representa uma baixa de 14 pontos percentuais em relação à terceira semana de janeiro, quando 56,1% das coletas analisadas por laboratórios da rede pública positivavam.

Além disso, ainda no período de 24 a 30 de janeiro último, o informativo da SMS afirma que "houve expressiva diminuição da demanda assistencial por síndrome gripal tanto nos postos de saúde quanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), associada à queda substancial dos casos de Covid-19 e redução das amostras positivas". 

São essas evidências que "sugerem uma tendência de estabilidade e início do decaimento dos casos diários" de Covid-19, segundo a SMS.

No Ceará, o governador Camilo Santana (PT) já tinha adiantado o mesmo cenário: estabilidade de casos com tendência de queda. Isso fez o decreto estadual permanecer sem alterações.

Mortes seguem em alta

Por outro lado, a queda nas mortes diárias só "perdurou" de maio de 2021 até o início deste ano. Isso porque, atualmente, a SMS, situa que "há um aumento evidente [dos óbitos] associados à dominância da variante Ômicron". 

Antes da confirmação viral da Ômicron, o controle dos falecimentos por Covid-19 era considerado "sustentável" diante da vacinação em um grande contingente populacional. 

"A introdução de uma variante altamente transmissível e que, mesmo menos agressiva, tem potencial de causar casos graves, principalmente, em indivíduos não vacinados e naqueles com mais de 75 anos com comorbidades e sem a dose de reforço, provocou novo aumento das mortes diárias", atesta o boletim municipal. 

Onde encontrar teste gratuito de Covid-19 na Capital

  • Sesi Centro
  • Sesi Parangaba
  • Sesi Barra do Ceará
  • Drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
  • Hotel Excelsior (sem necessidade de agendamento)
  • Drive-thru do Shopping RioMar Kennedy
  • Rodoviária Engenheiro João Thomé (exclusivo para viajantes)
  • Aeroporto Internacional Pinto Martins (exclusivo para viajantes)
  • Sesc Fortaleza (av. Duque de Caxias)
  • Senac Fortaleza (av. Tristão Gonçalves)
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados