Postos de saúde em todo o Ceará começam a aplicar a vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27). Na Capital cearense, as unidades de atenção básica vão ofertar o imunizante de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Ao todo, serão cinco fases da vacinação.
Nesta segunda-feira, o prefeito Sarto e o governador Elmano de Freitas participaram, no Posto de Saúde César Cals de Oliveira Filho, do início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 no grupo da primeira fase na Capital.
Pode tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 na primeira fase:
- População imunossuprimida;
- Idosos a partir de 70 anos.
- Crianças acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência receberão o imunobiológico no local, e os trabalhadores destes estabelecimentos também serão contemplados.
Fase 2
Pessoas de 60 a 69 anos.
Fase 3
Gestantes e puérperas.
Fase 4
Trabalhadores da Saúde.
Fase 5
Pessoas com deficiência permanente; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias); População privada de liberdade (a partir de 18 anos); Funcionários do sistema prisional.
Os públicos e datas da campanha foram definidos pelo Ministério da Saúde. Para a primeira fase, o município de Fortaleza recebeu 26.800 doses, que serão aplicadas enquanto durar o estoque.
O reforço com a dose bivalente deve ser aplicado após quatro meses da última dose recebida de reforço ou do esquema primário (D1+D2).
Previsão de novas doses da vacinação
Em coletiva de imprensa, o governador Elmano de Freitas falou sobre a chegada de novas doses do imunizante bivalente no estado.
Nós já tínhamos mais de 200 mil doses, mas tá prevista a chegada de 730 mil vacinas para essa primeira fase, é o que nós estamos projetando. Há um compromisso do Ministério da Saúde de envio dessas vacinas. Já chegaram mais de 200 mil, estão todas distribuídas e efetivamente, na medida em que a campanha vai acontecendo, isso vai ocorrer
O prefeito Sarto também falou sobre a importância da imunização e ainda respondeu questionamento sobre pacientes acamados em hospitais e residências.
Os acamados já são cadastrados. Todos serão vacinados em casa, a semelhança do que ocorreu no início da vacinação da primeira onda. Nós tivemos a felicidade de estarmos preparados para, quando eu assumi em primeiro de janeiro, pegamos a segunda onda, a terceira, a quarta e a quinta onda. Graças a Deus que a equipe já estava mais do que treinada
Documentos necessários
Ao comparecer aos postos, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado.
No caso dos imunossuprimidos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar documentação comprobatória, com os dados contidos no modelo padrão da Secretaria da Saúde.