Estudar numa escola privada com apoio financeiro e mentoria é uma possibilidade por meio da Associação Primeira Chance, que está com processo seletivo para 15 vagas. A seleção acontece em três fases e as inscrições seguem até o dia 16 de setembro.
Após o cadastro no site da organização, os candidatos serão submetidos a prova objetiva feita de forma presencial sobre Português e Matemática. A terceira fase será com uma entrevista individual com o candidato e com o responsável.
Podem participar estudantes da rede pública de ensino, entre 13 e 17 anos, matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. As vagas são destinadas para famílias com renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Cerca de 300 participantes já passaram pela iniciativa em 13 anos e conseguiram vagas em instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de São Paulo (USP), além de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Os benefícios oferecidos são:
- bolsa de estudos integral em escolas parceiras em Fortaleza ou Sobral
- material didático obrigatório
- transporte para atividades escolares
- uniforme escolar
- acompanhamento escolar e pessoal por um mentor
- transporte de férias
Os candidatos devem morar ou ter disponibilidade para mudar de cidade. A prova objetiva será no dia 29 de setembro, de 13h às 17h, em Fortaleza. A realização do exame em Sobral ainda será confirmada.
Armenia Maria Sales, diretora financeira da Primeira Chance, explica que a organização tem “portas abertas” com as melhores escolas privadas do Ceará e funciona como uma ponte entre potenciais bons estudantes.
“A gente ganha a bolsa da escola, seleciona e leva os alunos para a matrícula. O colégio não abre seleção para bolsa, mas nós somos responsáveis por essa seleção e por dar outros benefícios aos bolsistas”, completa.
Além da parceria com as instituições de ensino, o Primeira Chance recebe doações de pessoas físicas e jurídicas para custear transporte, uniforme e despesas em olimpíadas educativas, por exemplo.
“Eles são acompanhados nos 3 anos (do Ensino Médio) com muita comunicação, abertura nos colégio. Temos um programa socioemocional com psicólogas voluntárias e acompanhamos o desenvolvimento dos adolescentes”, acrescenta.
Cada bolsista tem um mentor para focar na carreira, eles conhecem universidades e os cursos – abrem um leque de informações. Vemos potencial e mostramos que há um mundo para ser descoberto
Como será a seleção
As provas para escolha dos candidatos são diferentes para quem cursa o 8º ano e o 9º ano. De modo geral, são exigidos conteúdos relacionados à interpretação de texto em Língua Portuguesa.
Na matemática, as questões são sobre: múltiplos e divisores; problemas sobre as 4 operações; porcentagem; razões e proporções; expressões numéricas; expressões e frações algébricas; noções de lógica matemática. Para os alunos do 1º ano, também são feitas questões de equação do primeiro e do segundo grau.
Já a entrevista tem caráter classificatório ou eliminatório e avalia o desempenho e o perfil do candidato. Essa etapa está marcada para o dia 10 de outubro. Na entrevista pessoal, o candidato será questionado sobre a trajetória, motivações e o que representa a oportunidade de melhores condições de estudo.
Na segunda parte da entrevista, com o familiar, o objetivo é conhecer o responsável legal e o relacionamento com o candidato, conhecer que tipo de suporte possui e quais esforços o candidato está disposto a desempenhar.
Primeira chance
A organização cearense foi criada em 2011 e já apoiou cerca de 300 estudantes, a maioria deles no Estado, mas também no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. A iniciativa levou participantes para a UFC, USP, ITA e instituições estrangeiras.
A proposta é proporcionar a jovens de baixa renda uma chance de explorar e desenvolver todo o potencial, transformando não apenas suas próprias vidas, mas também as das famílias e comunidades.
A Primeira Chance conta com a colaboração de alguns dos melhores colégios do Ceará e regiões onde atua. Em média, o projeto atende cerca de 80 jovens por ano e já conta com dezenas de jovens graduados, alguns deles com mestrado, inclusive.
Em geral, após o período escolar, esses estudantes recebem apoio de outras organizações parceiras da Primeira Chance, como o Programa VOAR, do Instituto Ling, que oferece ajuda de custos para que continuem seus estudos no Ensino Superior.