O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou que acompanha as ações de órgãos e secretarias da capital cearense para conter os danos da chuva deste sábado (10). Em meio à programação de Carnaval, a cidade registra pontos de alagamento, ocorrências de risco de desabamento e, pelo menos, 9 árvores caídas.
O gestor divulgou a atuação deste sábado por meio das redes sociais. "Eu estou pessoalmente monitorando as ocorrências e os atendimentos, em contato direto com nossos secretários, cobrando celeridade nos serviços para minimizar prejuízos e riscos eventuais", detalhou.
O prefeito disse que acionou toda a estrutura necessária para o trabalho dos técnicos que atuam nas ruas e moradias de Fortaleza.
Sarto repassou a atuação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Defesa Civil e do serviço de recolhimento de árvores caídas.
- Trânsito: os agentes de trânsito da AMC estão nas ruas atuando para orientar o trânsito e fazer desvios necessários devido a alagamentos.
- Habitação: todo o efetivo da Defesa Civil está atendendo ocorrências, principalmente de alagamentos, mas também os casos de risco de desabamento.
- Limpeza urbana: as equipes de poda estão também recolhendo árvores caídas. Até o meio-dia deste sábado, 9 árvores foram recolhidas.
Sarto contextualizou que não foram registradas vítimas nas ocorrências desta manhã.
"Reforço que os trabalhadores dos vários órgãos da Prefeitura seguem protocolos de emergência para identificar pontos com maior probabilidade de ocorrências e acompanhá-los, em tempo real, por meio de mais de 600 câmeras de videomonitoramento", concluiu.
Impactos da chuva em Fortaleza
A capital cearense amanheceu neste sábado (10) com volumes de chuva suficientes para causar pontos de alagamento e formação de trânsito em diversos bairros.
Por causa da chuva, a programação carnavalesca infantil, prevista para esta manhã, foi cancelada. O Parque Rachel de Queiroz, um dos pontos oficiais de Carnaval, ficou alagado.
Além disso, falhas de energia foram registradas em bairros como Sapiranga, José Bonifácio e José Walter. Até o momento, algumas regiões da cidade ainda estão sem luz.
A Enel Distribuição Ceará informou que as chuvas "causaram diversos danos na rede elétrica em diferentes pontos da área de concessão da distribuidora.
A cidade de Fortaleza, além das regiões Norte e Metropolitana da Capital foram atingidas, principalmente na faixa litorânea do estado.
Equipes da Enel estão nas ruas trabalhando intensamente com contingente extra para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes", explicou em nota.
Os ventos também causaram a queda de árvores e até de teto de um posto de gasolina na cidade.