Um grupo de pessoas foi flagrado neste domingo (20) no topo do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema. Primeiro prédio da orla marítima de Fortaleza, o edifício tem estrutura antiga e sem conservação, com riscos de queda. No ano passado, uma jovem morreu ao cair do prédio após ter subido para grafitar.
Moradores da região e turistas registraram em vídeos o grupo de pessoas, formado principalmente por jovens e adolescentes, no topo do edifício e em outros andares. O Corpo de Bombeiros disse não ter sido acionado para nenhuma ocorrência no local.
Em um dos vídeos, Cássia Vasconcelos alerta para a presença das pessoas dentro do prédio. "Gente, pelo amor de Deus, olha isso. O tanto de gente no prédio abandonado", compartilha nas suas redes sociais.
Espaço cultural
Na última quinta-feira (17), o Governo do Estado divulgou que o prédio dará espaço a um equipamento cultural. O Distrito Criativo, como será chamado, abrigará artesanato, artes visuais, design, gastronomia, literatura, música e cultura popular.
Fundado em 1951, o Edifício São Pedro foi tombado provisoriamente em 2015, mas no ano passado, a Prefeitura indeferiu o tombamento, o que trouxe a tona debates sobre a demolição da estrutura.
O auge do prédio ocorreu entre as décadas 1960 e 1980, quando ocorreu a última reforma. Hoje, a estrutura está abandonada e tem sido alvo de saqueadores, além de servir de abrigo para algumas pessoas em situação de rua.