Maria veio da devoção por Nossa Senhora. Alice, da avó materna. “E aí juntamos. Foi uma homenagem, e achamos bonito”, explica Rejane Bezerra, que trouxe a filha ao mundo em junho de 2022 – e a batizou com o nome feminino mais usado pelos cearenses neste ano.
Além dela, outras 1.243 Marias Alices foram registradas no Ceará em 2022, liderando a lista entre o gênero feminino pelo segundo ano consecutivo, segundo a Arpen - Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (veja todos os nomes abaixo).
Achamos um nome muito bonito, e chamamos ela de ‘Mariazinha’. Tomara que ela seja trabalhadora, honesta, decente que nem a minha avó, que era uma mulher honrada. E que seja feliz.
Já entre os meninos, o nome mais escolhido pelos pais no Ceará é o mesmo há 7 anos seguidos: João Miguel. De acordo com a Arpen, foram 946 certidões de nascimento emitidas com este batismo.
A associação destaca que há alguns padrões entre os nomes preferidos pelos cearenses: no geral, são influenciados por famosos ou pelos nomes que eles escolheram para os próprios filhos.
“Vivemos em um tempo de grande dinâmica social e muito influenciados pelas novas personalidades do mundo digital, que acabam ditando gostos e preferências dos brasileiros, e influenciando gostos e comportamentos”, diz Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen.
Outra forte marca entre os nomes mais registrados no Ceará são as referências bíblicas: Ravi, que significa “o Sol”; Noah, “Noé” em inglês; e Eloá, que significa “Deus”, crescem ano a ano no ranking estadual dos 50 nomes mais registrados, segundo a Arpen.
nomes femininos mais registrados no Ceará são compostos e começam com “Maria”
10 nomes mais comuns no Ceará em 2022
- Maria Alice
- João Miguel
- Maria Cecília
- Arthur
- Maria Isis
- Miguel
- Gael
- Heitor
- Theo
- Maria Liz
10 nomes femininos mais comuns no Ceará em 2022
- Maria Alice
- Maria Cecília
- Maria Isis
- Maria Liz
- Maria Julia
- Ana Liz
- Maria Clara
- Maria Eloá
- Maria Helena
- Laura
10 nomes masculinos mais comuns no Ceará em 2022
- João Miguel
- Arthur
- Miguel
- Gael
- Heitor
- Theo
- Samuel
- Ravi
- Enzo Gabriel
- Davi
Mudança de nome
Em 2022, foi sancionada a Lei Federal nº 14.382, que permite que qualquer pessoa com 18 anos ou mais de idade solicite a mudança do próprio nome sem precisar justificar o motivo. Além disso, recém-nascidos de até 15 dias já registrados também podem ter o nome mudado.
Até o primeiro semestre deste ano, era necessário ingressar com ação judicial para que a alteração do prenome fosse aceita, ainda que se tratasse de situações vexatórias ou de constrangimento pessoal.
A alteração sem motivo poderá ser feita no cartório apenas uma vez. Qualquer nova mudança dependerá de sentença judicial. O valor a ser pago por quem quiser mudar o prenome nos cartórios é de R$ 285, taxa tabelada que soma 5 procedimentos necessários, segundo a Arpen.