A Universidade Federal do Ceará (UFC) aguarda resolver, nos próximos dias, segundo o reitor, Custódio Almeida, as questões cartoriais envolvendo o terreno com a estrutura inacabada do Acquario Ceará que se tornará o Campus Iracema. Localizado próximo à comunidade Poço da Draga, em Fortaleza, o terreno foi doado à UFC, no ano passado e, quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa aprovou a doação. A previsão, conforme Custódio, é que a licitação das obras do novo Campus Iracema seja lançada até junho.
O reitor informou ao Diário do Nordeste que, no atual momento, a UFC aguarda que burocracias cartoriais sejam resolvidas para que a universidade possa assumir, em seguida, a vigilância da obra. A estrutura inacabada foi idealizada no primeiro mandato do ex-governador Cid Gomes, ainda em 2009. Agora, a UFC espera realizar os primeiros projetos de inspeção. Isso para que sejam registradas as condições do que está instalado e a garantir a licitação “o mais breve possível”, diz o reitor.
Conforme Custódio, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que se mudará para o novo campus, “já concluiu o plano de necessidades” e, com isso, indicou o que precisa ser instalado na nova sede para a garantia do funcionamento. “Nós iremos aproveitar tudo que está feito ali porque, felizmente, são plantas livres e dão condições de aproveitamento”, completa.
Custódio disse ainda que, anteriormente, o Labomar já tinha um projeto de mudança da atual sede para o Pici e depois o destino foi alterado. “Então, esse projeto tinha todas as necessidades do Labomar. Então, como mudou para a Praia de Iracema, eles precisaram atualizar para adequar ao novo espaço. Porque no Pici era do zero, era em um terreno livre. Agora não, a gente vai aproveitar uma estrutura que já existe”.
O levantamento, diz ele, está pronto e agora o processo é de como adaptar as necessidades à estrutura que já está na Praia da Iracema.
Em dezembro de 2023, a UFC assinou 2 protocolos de intenção, um com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e outro com o Governo do Estado do Ceará para receber o terreno que abrigará o Campus Iracema. A antiga estrutura do Acquario abrigará, além da nova sede do Labomar, o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
“Tem uma área lá que é uma área livre que está até acumulando água. Lá vai ser um centro tecnológico. O Centro Tecnológico é um local onde experiências digitais serão feitas por estudantes e por turistas. As pessoas vão poder conhecer muitos biomas nesses equipamentos”.
Destino da atual sede do Labomar
O Labomar está localizado atualmente na Avenida da Abolição, no bairro Meireles, em Fortaleza e mantém os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Segundo Custódio, ainda não se o será feito com essa estrutura após a construção do novo Campus Iracema.
“Assim que for definida a obra e ela esteja andando lá na no Campus Iracema, vamos colocar na mesa de discussão qual será o destino”, completa.