Nessa sexta-feira (24), o Corpo de Bombeiros resgatou uma jiboia de 2,5 metros no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Pesando 18 quilos, o animal foi recuperado em um terreno vizinho de um condomínio residencial.
O salvamento foi acionado por volta das 14h15. A 2ª Companhia de Busca e Salvamento seguiu para a ocorrência na Rua Antônio Sá e Silva. “Dois trabalhadores que limpavam o terreno, ao lado de um condomínio residencial, avistaram a cobra procurando abrigo próximo ao muro”, divulgou a corporação via site oficial.
Jiboia resgatada
Segundo os bombeiros, a jiboia não apresentava ferimentos. Após o resgate, o réptil foi solto em seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental em Aquiraz. De acordo com a corporação, é o maior bicho desta espécie a ser capturado este ano.
A jiboia é considerada a segunda maior espécie do território nacional, atrás somente da sucuri.
"Apesar de serem temidas pelo seu grande porte, as jiboias normalmente, não são animais tão perigosos, em razão de não serem peçonhentas. Contudo, podem atacar se foram ameaçadas. Em outras palavras, se trata de um animal carnívoro que mata suas presas comprimindo o corpo dessas", detalha o Corpo de Bombeiros