Fortaleza recebe faixa de pedestre que ilumina pedestres durante travessia; veja vídeo

Iniciativa visa prevenir atropelamentos e acidentes na Capital

A faixa de pedestres do cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, em Fortaleza, será iluminada a medida que a pessoa atravessa, em uma iniciativa para prevenir atropelamentos. A iniciativa atualmente está em fase de testes e de pesquisa por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS). O equipamento está instalado no local há cerca de 20 dias, conforme o órgão. 

A Capital cearense será a primeira cidade da América Latina a receber o SecurOS Soffit. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a escolha do local se deu em virtude da "intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre". 

Sensor de inteligência artificial ativa durante travessia; assista:

"A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, pontua o superintendente da AMC, Antônio Ferreira Silva. 

Além da iluminação, o sistema também registrará o fluxo de pedestres por meio de uma câmera acoplada, para monitorar e supervisionar a travessia. A iniciativa visa ainda averiguar a eficácia em momentos de menos circulação. 

Inteligência artificial 

O sistema será acionado por meio de uma inteligência artificial que detecta a presença humana na faixa de pedestres. Quando eles começarem a se movimentar, a iluminação dinâmica será ativada, com feixes de luz sobre quem caminha, até o fim da travessia. 

"O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor", explica a gestão municipal. 

O coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC, Lélio do Valel diz que a "expectativa é que a iluminação dinâica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos".