Há pouco mais de 10 dias, 27 cidades do Ceará tinham classificação moderada ou grave para aumento de casos da Covid-19. Atualmente, o número subiu para 79, o que representa cerca de 43% dos 184 municípios do Estado.
Os dados são do Centro de Inteligência em Saúde do Estado (CISEC), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), baseados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A análise é da manhã desta terça-feira, 13 de dezembro.
Das 79 cidades, 44 estão no alerta mais alto, quando o aumento é superior à média de base. Entre elas, estão Caucaia, Eusébio, Iguatu, Quixadá e Sobral.
O painel do Cisec ressalta que o nível máximo sugere “forte indício de novo período epidêmico, como um novo micro surto, ou mesmo como parte de uma nova onda estadual, a conferir pela evolução temporal”.
Em relação ao período anterior, Fortaleza saiu do alerta grave para o moderado, quando o número de casos ainda não é tão substancial. Ao todo, são 35 cidades nessa situação, como Canindé, Boa Viagem e Guaramiranga.
Os demais 107 municípios “demonstram condições de estabilidade”, conforme o levantamento.
O Centro de Inteligência busca informar o crescimento da curva epidêmica no Estado, levando em consideração duas médias de casos: a do intervalo entre a primeira e a segunda onda e a dos últimos 5 dias.
Segundo o IntegraSUS, a taxa atual de positividade é de 32,36%, ou seja, praticamente um a cada três exames confirma a infecção pelo vírus no paciente.
Cenário epidemiológico no Estado
Desde o fim de outubro, a Covid-19 voltou a preocupar as autoridades de saúde. Diagnósticos positivos têm se mantido em alta; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) voltam a receber maior demanda por síndromes gripais, e o uso de máscaras em ambientes fechados voltou a ser recomendado.
Especialistas atribuem o aumento à introdução das sublinhagens BQ.1 e BE.9 da variante Ômicron. Contudo, na análise do boletim mais recente da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), “o cenário atual ainda é de circulação viral elevada, mas com tendência de redução”.
Casos graves e mortes não voltaram a crescer. A Sesa recomenda a busca pela atualização do esquema vacinal com quatro doses, para adultos, porque é a única maneira de minimizar os efeitos da doença.
Cidades com alerta moderado
- Abaiara
- Araripe
- Arneiroz
- Barbalha
- Barreira
- Baturité
- Beberibe
- Boa Viagem
- Canindé
- Cariús
- Catarina
- Farias Brito
- Fortaleza
- Fortim
- Granja
- Groaíras
- Guaraciaba do Norte
- Guaramiranga
- Horizonte
- Icapuí
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itarema
- Jati
- Jijoca de Jericoacoara
- Madalena
- Marco
- Monsenhor Tabosa
- Novo Oriente
- Ocara
- Santana do Cariri
- São João do Jaguaribe
- Tabuleiro do Norte
- Tarrafas
- Tejuçuoca
Cidades com alerta grave
- Acaraú
- Alto Santo
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Aratuba
- Barro
- Campos Sales
- Capistrano
- Caririaçu
- Cascavel
- Caucaia
- Chorozinho
- Choró
- Ererê
- Eusébio
- Guaiúba
- Iguatu
- Itaitinga
- Jaguaribe
- Jaguaruana
- Jucás
- Maracanaú
- Maranguape
- Mauriti
- Mucambo
- Mulungu
- Orós
- Pacatuba
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Paramoti
- Pedra Branca
- Quiterianópolis
- Quixadá
- Quixeramobim
- Reriutaba
- Russas
- Saboeiro
- Sobral
- Tamboril
- Tauá
- Tianguá