Os Bancos de Leite Humano (BLH) da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estão com armazenamento abaixo do adequado. Para se ter uma dimensão, a unidade referência, o Hospital Geral Dr. César Cals, está com estoque abaixo de 20%. Por isso, profissionais da saúde realizam campanha de doação durante o Carnaval, mas com funcionamento ininterrupto, para continuar o atendimento de bebês, especialmente, os nascidos prematuros.
Esse cenário é comum entre as festas de fim de ano e o período carnavalesco, quando as doações tendem a diminuir. O César Cals informou à reportagem que atua com estoque de 21 litros de leite para, aproximadamente, 7 dias – quando o ideal é 310 litros para o mês. Isso corresponde a menos de 20% da capacidade.
Em entrevista ao programa Conexão Verdinha, da rádio Verdinha FM, a pediatra e coordenadora do banco de leite do César Cals, Rejane Santana, frisou a relevância da doação de leite por mulheres saudáveis que estão amamentando.
"Somos o Hospital que tem mais prematuros no Estado, somos referência e, nesse período, precisamos do leite humano para ajudar os bebês a se desenvolver. Muitas vezes a mãe mora no interior, o bebê passa meses aqui e a gente precisa de doadoras", contextualizou.
Rejane explicou que o processo para doar leite materno é simples e acompanhado por profissionais da saúde que avaliam a doadora e ensinam as técnicas adequadas para a ordenha.
"Qualquer mãe que esteja amamentando, o pouco que sobra, pode ir juntando e guardando no próprio congelador. É só ligar para o nosso banco de leite que tem uma equipe especializada que vai buscar o leite da mãe", completou a coordenadora.
Após um cadastro, a mulher recebe atendimento e pode indicar a retirada do leite no momento mais adequado para ela. Essa atividade pode ser mediada por telefone ou WhatsApp (confira os contatos no fim deste material).
Esse gesto pode representar a recuperação e o desenvolvimento adequado, principalmente, dos bebês que nascem antes do tempo previsto e ficam em estado mais vulnerável de saúde.
"Se o bebê toma leite humano ele dá passos a frente para evitar complicações graves, então temos de cuidar desses prematuros, e o leite humano é solidariedade", concluiu.
No Hospital César Cals, inclusive, foi criado um novo espaço para atendimento às mães, no setor ambulatorial, no fim do último mês. A sala funciona, nesse período inicial, às segundas e sextas-feiras pela manhã.
“Orientaremos sobre amamentação e aleitamento materno, com ordenha mamária e entrega de frascos para a coleta do leite em domicílio. Nos demais dias, pela manhã, a equipe do banco de leite irá fornecer orientações para a doação, com entrega de materiais informativos e frascos”, explicou a enfermeira Cristina Rabelo.
COMO RETIRAR O LEITE MATERNO MANUALMENTE
- Escolher um local limpo, confortável e tranquilo.
- Massagear as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
- Segurar a mama com a mão em formato de "C".
- Firmar os dedos e empurrar para trás, em direção ao corpo.
- Apertar o polegar contra os outros dedos até sair leite.
- Desprezar os primeiros jatos de leite ou gotas.
- Posicionar o frasco debaixo da aréola e iniciar a retirada do leite da mama.
- Retirar o leite até que a mama esvazie e fique mais maleável.
- Fechar bem o frasco com a tampa.
- Colocar um rótulo com o nome, a data e a hora da retirada.
O frasco pode ser preenchido até dois dedos da sua borda. Também é possível usar o mesmo frasco para coletas diferentes. Para isso, deve-se colocar o leite materno em um copo de vidro devidamente esterilizado e, depois, basta adicionar ao frasco de leite materno que já está congelado.
COMO ARMAZENAR E TRANSPORTAR O LEITE MATERNO
- Após a retirada do leite materno, colocar o frasco no freezer ou congelador.
- O leite materno deve ser transportado a um Banco de Leite Humano antes do vencimento (até 15 dias após a primeira coleta).
Fonte: Ministério da Saúde (MS)
Saiba onde doar leite humano
Hospital Geral Dr. César Cals
Avenida Imperador, 545, Centro - Fortaleza/CE
0800 286 5678 / (85) 3101-7821 / (85) 9 9421-9941 (WhatsApp)
Hospital Geral de Fortaleza
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu - Fortaleza/CE
(85) 3457-9155
Hospital Infantil Albert Sabin
Rua Tertualino Sala, 544, Vila União - Fortaleza/CE
0800 280 4169 / (85) 3101-4189
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar
Rua Princesa Isabel, 1526, Centro - Fortaleza/CE
(85) 3101-7713
Hospital Regional Norte
Avenida Jonh Sanford, 1505, Dr. José Euclides Ferreira - Sobral/CE
(88) 3677-9467 / (88) 9 8883-4079 (WhatsApp)