Um cachorro que estava preso em um penhasco de Baturité, no Interior do Ceará, foi resgatado, nesse domingo (21), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Para a ação, os agentes utilizaram técnicas de operação em altura.
Os oficiais foram acionados por volta das 7h30 e, segundo relatos, o cão estava preso entre as pedras desde o dia anterior, aparentando estar machucado.
Para o resgate, oficiais da 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar usaram um cabo de prontidão para montar um circuito vertical com descida controlada através do rapel.
Segundo a corporação, o cão foi encontrado a aproximadamente 80 metros de distância do ponto inicial. Com o auxílio de uma rede de captura e do triângulo de resgate, o animal foi içado com o bombeiro responsável.
Após o resgate, foi constatado que o cão estava desidratado. Os bombeiros ofereceram água e o entregaram a uma pessoa que conhecia o tutor do animal.
Balanço
Apenas no primeiro quadrimestre de 2023, o Corpo de Bombeiros resgatou 3.875 animais em todo o Estado. O número é 13,2% maior que o número de resgates realizados no mesmo período do ano passado, com 3.421 ocorrências.