Quatro enfermeiras tiveram que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), após ficarem presas em um elevador. O incidente ocorreu no prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no bairro Centro, nessa sexta-feira (24).
De acordo com informações da corporação, as vítimas participavam de um evento na unidade acadêmica, quando acabaram ficando presas dentro do elevador, entre o primeiro andar e o térreo. O vigilante do prédio, então, solicitou o auxílio dos bombeiros, que chegaram ao local em apenas quatro minutos.
Para retirar as enfermeiras, a equipe desligou a chave de força do elevador, impedindo que ele subisse ou descesse enquanto o resgate era realizado. Em seguida, os profissionais utilizaram a chave da porta externa do equipamento, também chamada de chave triângulo, para abrir as portas.
O resgate foi bem-sucedido e as vítimas não apresentaram ferimentos. Os profissionais recomendaram que a área seja isolada e que uma equipe de assistência técnica realize manutenção no elevador.
ACIDENTES EM ELEVADOR
Para evitar incidentes envolvendo elevadores, ainda segundo o corpo de bombeiros, é necessário que os proprietários dos edifícios realizem manutenções preventivas regulares nos equipamentos, estando atentos às normas técnicas e orientações dos fabricantes.
Além disso, os usuários também devem respeitar a capacidade máxima de cada elevador e evitar ações que possam danificá-los, como pular ou forçar a abertura das portas.
No caso de indivíduos presos no elevador, a orientação dos agentes é manter a calma e seguir as recomendações abaixo:
- Pressione o botão de emergência ou intercomunicador para entrar em contato com a equipe de manutenção ou segurança do prédio;
- Evite tentar sair do elevador por conta própria, aguarde a chegada de profissionais capacitados;
- Se houver falta de ar, fique próximo ao chão, onde a circulação de ar é melhor;
- Mantenha-se hidratado, caso a espera seja prolongada e você tenha acesso à água;
- Caso alguém passe mal, acione imediatamente o serviço de emergência pelo número 193.