The Beatles lançam música inédita, 'Now and Then'; ouça agora
A faixa conta com ajuda de Inteligência Artificial e reúne John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr
Os meninos de Liverpool lançaram a última música juntos, nesta quinta-feira (2). Com auxílio de Inteligência Artificial, The Beatles divulgou a faixa "Now and Then".
A canção foi escrita e gravada por John Lennon, em 1977, três anos antes de sua morte, como uma faixa solo. A demo inacabada, após o assassinato de Lennon, chegou ao acervo dos outros três membros do grupo Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Em 2022, o diretor Peter Jackson utilizou Iteligência Artificial para isolar a voz de John no documentário "Get Back". O grupo, então, resolveu juntar gravações de violão deixadas por George Harrison, que morreu em decorrência de um câncer de pulmão em 2001. Todo o material utilizado de Harrison foi retirado de sessões originais realizadas pelo produtor Jeff Lynne.
Veja também
"Nós tínhamos a voz do John e um piano e [conseguimos] separá-los graças à IA. Eles falam pra máquina: ‘Essa é a voz. Esse é o violão. Remova o violão’. Então, quando viemos para fazer o que seria a última gravação dos Beatles, foi uma demo que o John tinha [e] nós conseguimos pegar a voz do John e purificá-la através dessa IA. Aí podemos mixar a gravação, como você faz normalmente", contou Paul McCartney à BBC. O artista estará no Brasil em dezembro.
Ouça última música dos Beatles
O processo de produção da canção também pode ser acompanhado no Youtube oficial da banda.