Projeto de fotografia abre convocatória para selecionar trabalhos de 120 profissionais

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até quarta-feira (10); as fotos escolhidas serão expostas no site do Painel da Fotografia Cearense Contemporânea

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: A iniciativa tem como objetivo promover autores e suas obras por diferentes meios e cenários
Foto: Lia de Paula

A segunda edição do Painel da Fotografia Cearense Contemporânea abre chamada virtual para selecionar 120 fotógrafos, entre profissionais e amadores, cearenses e residentes no Estado há pelo menos cinco anos, com propostas individuais ou coletivas. Os trabalhos selecionados serão divulgados em uma exposição virtual no portal online do projeto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até quarta-feira (10) pelo site. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, também no site.

Não há exigência de temas específicos, e as produções, não necessariamente inéditas, devem ter sido realizadas nos últimos cinco anos. Os interessados irão submeter seus trabalhos à apreciação de uma comissão de seleção que será constituída por profissionais reconhecidos no campo da fotografia. São eles: Silas de Paula (CE), Patricia Veloso (CE), Keli Pereira (CE), Lívia Aquino (SP), Isabel Gouvea (BA), Carlos Carvalho (RS) e Alexandre Sequeira (PA). 

“A temática é livre, não existe um critério de seleção. A comissão avalia o conjunto da obra, e no espaço da convocatória, a pessoa pode colocar o Instagram, um site. É sempre bom entrar no que ele já tem construído de trajetória. A ideia é poder reunir um grupo de fotógrafos que tenha uma consistência no que tenha apresentado, no que o fotógrafo está se colocando. Não é escolher a melhor foto”, explica a curadora e coordenadora do projeto, Patrícia Veloso.

Depois de escolhidas, as imagens serão publicadas no site do Painel, com a função de expor e projetar as obras dos fotógrafos, bem como reunir e documentar a produção fotográfica cearense recente. 

Propósito

foto 2
Legenda: As imagens serão publicadas no site do Painel
Foto: Nely Rosa

A iniciativa tem como objetivo promover autores e suas obras por diferentes meios e cenários, a exemplo da criação de uma plataforma virtual. A ideia é que esse mapeamento possa abrir caminhos para oportunidades futuras de intercâmbios, organização de exposições, livros, catálogos, edição de vídeos e documentários, entre outros produtos que possam dar visibilidade à produção fotográfica do Ceará.

“É mais do que um projeto, é uma proposta que dá uma visibilidade à fotografia cearense. Na primeira edição, em 2004, nós reunimos 70 fotógrafos. Desde 2018, quando o projeto fez 15 anos, nós fizemos uma ação para atualizar esse mapeamento. É uma construção de um panorama”, complementa Patrícia. 

Além disso, será ofertado ainda um seminário on-line com participação de convidados para discutir a fotografia contemporânea no Brasil e na América Latina. Conforme a coordenadora, a data ainda não foi definida, mas a previsão é que aconteça no fim do mês, depois que os trabalhos forem escolhidos. 

Para ampliar o alcance do conteúdo do Painel, será produzido um podcast com a participação de fotógrafos, a fim de socializar processos de criação dos artistas. As atividades serão gravadas e veiculadas no site.

Assuntos Relacionados