Programação de setembro do Sesc promove cursos online gratuitos

As oficinas serão acompanhadas de casa e envolvem as competências de dança, desenho, bordado, pintura e interpretação

Oficinas Sesc
Legenda: Com quinze modalidades de oficinas, o público pode escolher o que deseja aprender

A programação de setembro do Sesc oferece quinze modalidades de oficinas para que o público possa desenvolver novas habilidades. As aulas envolvem as competências de dança, desenho, bordado, pintura e interpretação. De forma gratuita, elas serão acompanhadas de casa. Para se inscrever, basta preencher o formulário correspondente ao curso desejado, disponível ao final da matéria. Para acompanhar as lives, basta acessar os perfis no Instagram no momento da programação. 

Dentre as opções de dança, estão os ritmos latinos da Bachata e Salsa, e o forró eletrônico, que serão mostrados, a partir da mentoria da professora Karol Mourão, desde os movimentos básicos aos adornos. O Jazz e Ballet Clássico são ensinados pela bailarina e professora do Sesc Fortaleza, Bianca Figueiredo, que adapta as aulas para diversos níveis e idades, desde a iniciação de crianças ao aperfeiçoamento de bailarinos profissionais. 

Para se aventurar pelas artes plásticas, as oficinas de desenho livre, pintura em tecido e em tela vão estimular a imaginação e explicar a técnica de composição da imagem, iluminação e aplicação de cores. Os inscritos poderão optar também pelas habilidades manuais com a oficina de bordado.

Durante todo o mês, os aprendizes serão os protagonistas das leituras dramáticas, oficinas sensoriais, performances musicais realizadas pelas lives e oficinas da Rede DAC, além de interagir com artistas.

Serviço 

Programação Rede de Desenvolvimento Artístico Sesc

Bachata - Iniciantes

Oficina dança de salão com exercícios, conceitos dos movimentos e  técnicas para serem realizadas individualmente em casa. Alongamentos, bases, ritmo, passos básicos, adornos variações. Professora Karol Mourão.
Terças e quintas de setembro, de 13h às 14h
Inscreva-se  

Salsa - Iniciantes 

Oficina dança de salão com exercícios, conceitos dos movimentos e  técnicas para serem realizadas individualmente em casa. Alongamentos, bases. ritmo, passos básicos,adornos variações. Professora Karol Mourão.
Terças e quintas de setembro, de 14h30 às 15h30
Inscreva-se 

Forró Eletrônico - Iniciantes

Oficina dança de salão com exercícios, conceitos dos movimentos e  técnicas para serem realizadas individualmente em casa. Alongamentos, ritmo, passos básicos, base lateral abre e cruza, base universitária, adornos e variações. Professora Karol Mourão.
Terças e quintas, de 16h às 17h
Inscreva-se  

Jazz Dance 

O Jazz utiliza passos do ballet clássico e muito improviso. A oficina aborda expressividade flexibilidade força desenvolvimento artístico. Professora Bianca Figueiredo.
Terças e quintas de setembro, 16h às 18h
Inscreva-se 

Balé Infantil 

Oficina utiliza técnica do Ballet Clássico e ludicidade para o público infantil. Flexibilidade Força Resistência Desenvolvimento artístico.Professora Bianca Figueiredo.
Terça e Quinta, 15h às 16h
Inscreva-se  

Preparação física para bailarinas

Aulas com exercícios que alinham força, condicionamento e flexibilidade para melhorar o desempenho dos bailarinos nas aulas e no palco. Descoberta do movimento, plano de movimentação.
Segundas e quartas, de 18h às 19h
Inscreva-se 

Ballet Clássico

Técnica aliada à ludicidade para o público infantil. Flexibilidade, força resistência desenvolvimento artístico. Professora Bianca Figueiredo.
Segunda e quarta, das 16h às 18h 
Inscreva-se  

Desenho Livre  

Amplia a percepção e a interpretação, abrindo a novas possibilidades, tanto de forma técnica, quanto no desenho livre. Oficina aborda: O Desenho e seu Estudo; Estudo das Cores Primárias e Secundárias; Produção de Tintas. Material necessário: bloco de papel canson, lápis grafite hb e 6b. borracha branca. Professora Jane Torres.
Terças e quintas, 14h às 15h
Inscreva-se 

Pintura em Tecido

Estimula a plasticidade da pintura em diferentes tramas do tecido com desenhos diversificados. Estudo das cores, luz e sombra e técnicas em tecido. Material necessário: tintas para tecido nas cores: branco, preto, azul, vermelho, amarelo, verde, rosa. 1 lápis grafite, borracha, cola branca, tecido de algodão cru, carbono, prancheta, recipiente para água. pincéis: 0, chanfrado, redondo 165, e os pincéis chatos nº 2, 4, 8 e 12.Professora Jane Torres.
Terças e quintas, 9h às 10h
Inscreva-se 

Pintura em Tela  

Oficina mostra como valorizar o olhar, conduzindo a diversidade de cores, formas e texturas. Conteúdo: Estudo das Cores Perspectiva Luz e Sombra. Material necessário: tinta acrílica nas cores: branco, preto, vermelho, amarelo de cádmio, amarelo ocre, amarelo limão, azul ftalocianina, azul turquesa, violeta, magenta. pincéis: cabo longo amarelo nº 2,4,8,12 e 16 e 00, telas: 10x15 ou 20x30 ou 30x40. toalha de papel, 1 recipiente para água. 
Segunda, quartas e sextas, 14h às 15h
Inscreva-se    

Artes Cênicas – Teatro   

Live - A Hora do Net
Apresentações das leituras dramáticas dos alunos do Núcleo de Estudos Teatrais 

Transmissão pelo Instagram: @alan_alvves
14/9: 15h- Laio Galdino ; 17h - Juliana Forbes  

21/9: 15h- Rafael Sousa; 17h - Alan Lira   

28/9: 15h-Tatiana Malheiros ; 17h - Jéssica Mendonça
Classificação Livre 

 04/09
Oficina: Ser Teatro é Ser Sentido - Um passeio sensorial e provocação dos sentidos
Facilitador: Fabrício Teixeira (Mestrando em Artes Cênicas no PPGAC -UFAC); Mediador: Alan Alves 
Horário: 15h às 17h 
Classificação Livre 
Gratuita; 20 Vagas 
Mais informações: (88) 99647 6167 
Inscreva-se    

18/09
Oficina Teatro do Oprimido Numa Janela Virtual - Experimentação de jogos num enquadramento digital, explorando os espaços da tela.
Facilitador: Fabrício Teixeira (Mestrando em Artes Cênicas no PPGAC -UFAC); Mediador: Alan Alves 
Horário: 15h às 17h; Classificação Livre 
Gratuita ; 20 Vagas 
Mais informações: (88) 99647 6167 
Inscreva-se   

Artes Visuais – Artesanato    

04, 18 e 25/09
Oficina de bordado – básico 
Nesta oficina veremos os pontos iniciais do bordado, conversaremos sobre a história do bordado e as memórias que cada um dos participantes tem sobre o tema. Iremos tecer um bordado que represente essa memória. 
Professora: Cinthia Tarine   
Horário: 15h às 17h   
Classificação Livre; Gratuita; 20 vagas
Mais informações: (88) 99646 4743
Inscreva-se     

Artes Cênicas - Circo  

25/9
Live Riso como Instrumento de Transformação Social – Desafios do Fazer Sorrir em Tempo de Pandemia. Dois Palhações interagindo para tentar fazer os espectadores tentando mudar o cotidiano ligando para os espectadores para tentar fazê-los sorrir e esse riso vem com as perspectivas de mudar ou quebrar rotina. O riso é capaz de mudar o dia das pessoas? O riso faz bem a quem faz sorrir ou a quem sorrir?. Apresentação com Ivan Brígido e Domicilio 
Transmissão pelo Instagram: @ivan.brigido e @palhaco_xuxaoficial 
Horário: 18:00 
Classificação Livre    

Artes Visuais  

1,15, 29 /9
Live Imagem Espontânea. Um encontro virtual para elaborar uma imagem espontânea em coletivo. Nas interações e comentários, os participantes irão guiar a transformação da imagem. Mediador conduzirá a técnica do desenho e pintura para criar uma imagem com as ideias compartilhadas.
Transmissão pelo Instagram @cogumelodeluiz   
Horário: 19h   
Classificação Livre   

8/9
Desenho de Dentro  

Esta live propõe um encontro virtual com a pessoa convidada para falar sobre seu trabalho e os desafios enfrentados. Durante a conversa, estaremos desenhando livremente sobre as ideias compartilhadas, e mostrando os resultados do papo desenhado no papel. 
Convidado: Punan 
Transmissão pelo Instagram @cogumelodeluiz
Horário: 18h18   
Classificação Livre      

22/9  
Desenho Musicado
  

Esta live propõe um encontro virtual com o músico convidado para criar imagens que representem as músicas tocadas.  Participação: Davi Sobreira 
Transmissão pelo Instagram @cogumelodeluiz   
Horário: 19h   
Classificação Livre      

4/9 
Oficina Desenho de Observação

Um encontro para explorar técnicas do desenho com as quais o participante vai retratar aquilo que vê. 
Professor: Francisco Luiz   
Horário: 15h às 17h   
Classificação Livre; Gratuita; 20 vagas
Inscreva-se 

18 e 25/9
Oficina Desvelando a Performance na Música   

A oficina propõe um encontro para analisarmos o que há de performático na linguagem musical evidenciando como a contemporaneidade artística une a arte da performance com a música. 
Aplicativo: Zoom   
Professor: Francisco Luiz   
Participação: Dani Quiroga
Horário: 15h às 17h   
Classificação Livre; Gratuita; 20 vagas
Inscreva-se 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?