Obra infantil mostra a diversidade dos povos indígenas nos dias de hoje

O livro "Tem índio pra todo lado!" será lançado nesta terça (23), na Livraria do Shopping Benfica. Vinícios Ferraz assina os textos, e Rafael Limaverde ilustrou as páginas

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@diariodonordeste.com.br
Legenda: Vinícios Ferraz mostra os índios em diversas situações sociais
Foto: Foto: José Leomar

Nesta terça (23), às 17h30, na Livraria do Shopping Benfica, o público infantil terá oportunidade de conhecer mais sobre o universo indígena. O autor Vinícios Ferraz lança o livro "Tem índio pra todo lado!", com ilustrações do artista visual Rafael Limaverde. Organizada pela Editora Brasil Tropical, a obra mostra a identidade dos índios contemporâneos, em uma linguagem direta e acessível a crianças de diversas faixas etárias.

A publicação traz os povos indígenas em situações cotidianas e inseridos tanto em espaços tradicionais, a exemplo das aldeias, como nas áreas urbanas. Vinícios Ferraz esclarece que, além de dar visibilidade à questão indígena, o livro procura mostrar o índio ocupando posições sociais que são estereotipadas como lugar de "homem branco".

"Via de regra, os indígenas são retratados nos livros, principalmente nos didáticos, sempre na perspectiva do passado. Mas os índios estão vivos no nosso presente. A ideia é pensar, a partir desse estranhamento, na forma como eles estão vivendo hoje. Em áreas urbanas, não só nas matas", detalha o autor.

Para Vinícios Ferraz, a literatura infantil tem um papel fundamental na tradução dos personagens e pessoas que estão presentes no "Brasil profundo", nas origens do povo brasileiro. Pedagogo de formação, o escritor sugere que o livro pode ser lido para (ou por) crianças de qualquer idade. Cada página traz uma ilustração e o texto funciona como se fosse uma legenda da imagem. "Tem índio que não quer contato", diz o autor na página 14. "Tem índio todo antenado", afirma na página seguinte.

Desconstrução

Visualmente, a figura indígena tem apelo com as crianças "urbanas" desde cedo. Estímulos visuais como a vestimenta tribal compõem a identidade tradicional do índio e são elementos lúdicos no imaginário infantil. A obra vai além dessa questão visual e procura levar, aos pequenos leitores, informações sobre os povos indígenas, sem se prender a estereótipos.

"Os índios estiveram muito presentes no contexto da nossa colonização, embora a presença deles no Brasil seja bem mais antiga. Hoje, há os que ainda vivem da caça e da pesca, mas também os que utilizam celular", exemplifica o autor.

Serviço 
Tem índio pra todo lado! 

Lançamento do livro de autoria de Vinícios Ferraz, com ilustrações de Rafael Limaverde, pela Editora Brasil Tropical. Nesta terça (23), às 17h30, na Livraria Benfica (Avenida Carapinima, 2200, loja 6, Shopping Benfica). Contato: (85) 3016.1628 

Assuntos Relacionados