Ilustrador cearense ministra oficina gratuita de tirinhas neste sábado (20)

Lui Duarte compartilha algumas técnicas do gênero com o público, além de apresentar um breve histórico do universo das tirinhas para os espectadores

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem de Lui Duarte
Legenda: Lui Duarte ministra oficina gratuita de tirinhas no YouTube do Dragão do Mar
Foto: Divulgação

Crianças e adultos interessados em tirinhas terão a oportunidade de criar as próprias narrativas neste fim de semana. O ilustrador Lui Duarte ministra uma oficina virtual gratuita sobre a linguagem no sábado (20), às 17h, no canal do YouTube do Centro Dragão do Mar.

As tirinhas são um gênero à parte do universo dos quadrinhos. A partir de uma sequência de imagens, que podem ter ou não textos, as tiras possuem a característica de surpreender o leitor, em geral, com conteúdos direcionados ao humor. A ideia é que os espectadores experimentem a técnica dessa linguagem, mostrando a criatividade na hora de levar a mensagem para os leitores. 

"O conteúdo (da oficina) é definir o que é uma Tirinha e apontar como produzir pequenas narrativas, as etapas, mostrando exemplos e conceituando. E também passar quais os materiais técnicos para se fazer Tirinhas. Ao fim estarão aptos a produzir e compartilhar as próprias criações", conta Lui.

Entusiasta dos cartuns, charges, caricaturas e tirinhas, o ilustrador emprega diversas técnicas no seu trabalho, adotando suportes variados, do papel ao mural, para  criar em pequenas e grandes dimensões. Além de compartilhar algumas técnicas com o público, Lui Duarte também apresentará um breve histórico do gênero das tiras. 

Para começar a explorar o gênero, o ilustrador afirma que é necessário aliar a vontade de aprender as técnicas de produção de pequenas narrativas. "Primeiro é preciso vontade, querer fazer. Depois é entender como funcionam os mecanismos para desenvolver uma pequena narrativa através dos quadrinhos. E finalmente exercitar até estar satisfeito com o nível dos temas abordados e da comunicação atingida", explica.

Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lui também é professor de Artes e Desenho, entre cursos livres, escolas e centros culturais. 

Serviço

Oficina de Tirinhas

Sábado (20), às 17h, no YouTube do Dragão do Mar. Gratuito

Classificação etária: a partir de 8 anos

Assuntos Relacionados