Edição virtual marca os 10 anos do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará TIC

A live de lançamento da 10ª edição do Festival acontece nesta segunda-feira (12), às 17h, no canal da Invento no YouTube

Escrito por Redação ,
Imagem: Ju Brainer
Legenda: Na live de lançamento, do TIC, o artista Luciano Pontes narra a história do seu livro, “Sem pé nem Cabeça”
Foto: Ju Brainer

"Livres para celebrar". Este é o tema da 10ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC). A live de lançamento do evento acontece nesta segunda-feira (12), às 17 horas, com transmissão pelo canal da Invento Produções Culturais no YouTube.

O restante do festival, que neste ano será 100% virtual, acontecerá de 16 de novembro a 6 de dezembro. Quem abre a programação é o Palhaço Tomate, da Argentina. Ele fará três números ensinando a montar esculturas feitas com balões

Imagem: Cristiane Fontinha
Legenda: O Palhaço Tomate, da Argentina também presente no conteúdo apresentado na live deste sábado, vai ensinar a montar esculturas feitas com balões
Foto: Cristiane Fontinha

Na sequência, acontece o espetáculo de teatro de boneco “Ester”, conduzido pela artista pernambucana  Odilia Nunes. O evento segue com a participação do ator e contador de histórias, Luciano Pontes. O artista vai narrar a história do seu livro “Sem pé nem Cabeça”.

Registrando sua segunda participação no festival, Luciano Pontes ressalta a importância do TIC para a cultura da infância, dentro da visão de arte integrada para criança.

“Poder fortalecer um projeto como esse, que celebra 10 anos em um período tão vulnerável, difícil e diferente para todos. É uma alegria festejar tudo isso”, revela Luciano Pontes.

Natasha Farias encerra a programação desta segunda com o show “Doidice que Dá”. No repertório da cantora, a criançada vai curtir as músicas “Elegante”, do compositor cearense Fausto Nilo e Robertinho do Recife e “Lindo Balão Azul”, de Guilherme Arantes

“Eu havia preparado um show novo chamado 'comida' para apresentar no festival, por conta da transformação do formato, tive que resumir o espetáculo”, confessa Natasha que também cantará os parabéns pelos 10 anos do TIC no final do evento.

A live de segunda-feira é um presente para o festival e para o público. “Sempre celebramos o aniversário do TIC em outubro, não poderíamos deixar o Dia das Crianças passar em branco. Esse período não está fácil para ninguém, imagina para a garotada, tendo que cumprir isolamento social”, complementa o diretor do festival. 

Imagem: Nicolas Gondim
Legenda: Natasha acredita no novo formato como uma maneira de se reinventar e comemorar os 10 anos do TIC com muito sucesso
Foto: Nicolas Gondim

Os 56 “videoespetáculos” produzidos pelo TIC 2020 estão sendo gravados no Teatro do Dragão do Mar, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Os filmes, incluindo a integração com as crianças, serão apresentados em vinte escolas públicas e oito da rede Privada, localizadas nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Senador Pompeu e Morada Nova, em sessões de 25 minutos. “Após as exibições nas escolas, o conteúdo ficará disponível por 15 dias no YouTube da Invento”, informa o diretor Emídio Sanderson. 

Serviço
10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
Lançamento com live, nesta segunda-feira (12), às 17h
Acesso: www.youtube.com/InventoProducoesCulturais
Mais informações: www.festivaltic.com.br

Ouça o podcast "É Hit", com João Lima Neto:

Assuntos Relacionados