Blogueiros de viagem lançam e-book solidário para ajudar o setor de turismo local na pandemia

O livro “Lugares Apaixonantes pelo Brasil, ação solidária e voluntária, reúne 135 destinos do País compartilhados por 70 produtores de conteúdo; toda a renda arrecadada será distribuída a projetos sociais

Escrito por Redação ,
Legenda: Sobre o Ceará, Anchieta Dantas Júnior escreveu sobre atrações além das praias, como o lado histórico e religioso de Baturité
Foto: Anchieta Dantas Júnior

Com o propósito de inspirar os brasileiros a se reconectarem com o próprio país e fomentar o turismo nacional, 70 blogueiros de viagem se reuniram para lançar o e-book “Lugares Apaixonantes pelo Brasil”, sobre 135 destinos em todos os estados e o Distrito Federal. A ação, voluntária e solidária, busca ajudar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Para isso, toda a renda arrecadada com a venda dos livros será destinada a projetos sociais ligados ou não ao setor.

O e-book será oferecido como recompensa para quem doar valores a partir de R$ 10 para a iniciativa. As doações são divididas em lotes, cada um com a meta de R$ 10 mil, de forma a possibilitar apoio a diversas causas. O primeiro lote de contribuições será destinado à operadora Vivejar, instituição que estimula o turismo sustentável e atua em vários projetos junto a comunidades que vivem do setor em todas as regiões brasileiras. 

Com o dinheiro arrecadado, a operadora atenderá, inicialmente, dois projetos que atendem comunidades que trabalham com turismo comunitário: o Favela Orgânica, que ajuda moradores das comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, e o Turiarte, que trabalha com artesãs locais em Santarém, no Pará. As doações podem ser feitas por meio do site, no qual também podem ser conferidas mais informações sobre a ação.

Legenda: Com 340 páginas e mais de 200 fotos, o e-book foi uma iniciativa totalmente voluntária e colaborativa
Foto: Divulgação

O livro, que conta com 340 páginas e mais de 200 fotos, foi inspirado em uma iniciativa parecida na Itália, onde produtores de conteúdo criaram um guia do país a fim de arrecadar fundos para o combate à Covid-19. A inspiração veio por meio de Deb Waldmann, do “Segredos da Itália”, que conheceu a iniciativa dos colegas italianos e resolveu convidar amigos brasileiros para cooperar com a nova versão.

Após agregar o conhecimento de criadores que residem tanto no Brasil quanto fora, em países como Austrália e Portugal, o resultado final reúne diversos destinos brasileiros, situados nos interiores dos estados ou em lugares menos óbvios nas grandes cidades. Dentre as localidades estão Presidente Figueiredo (Amazonas), Cabaceiras (Paraíba), Baturité e Ibiapaba (Ceará), Pedra Azul (Espírito Santo), Amajari e Vale do Arabobo (Roraima), entre outros. 

A iniciativa foi 100% voluntária e colaborativa. O projeto gráfico ficou por conta de Patricia Papp (Viajo com Filhos), enquanto a relação com as instituições ficou a cargo de Lucila Runnacles (Viagem Cult). Já as estratégias de comunicação e divulgação levam a assinatura de Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Mirella Matthiesen (Viajoteca e Mikix), Anchieta Dantas Jr. (Blog Andarilho), Guta Cunha (Vambora!), Marcella Pacca (Segredos de Viagem),  Juliana Simões (Mais Um Pra Conta) e Ana Duék (Viajar Verde).

Serviço
E-book “Lugares Apaixonantes pelo Brasil”
Onde acessar: por meio do site https://combatecovid.org/guiasolidario 

 

Assuntos Relacionados