Billboard: de Anitta a cearense Jonas Esticado, veja brasileiros que entraram em rankings

Pop, sertanejo e MPB já estiveram em diferentes períodos na publicação americana

Escrito por Redação ,
Pop, forró e axé representaram o Brasil em diferentes momentos da Billboard
Legenda: Pop, forró e axé representaram o Brasil em diferentes momentos da Billboard
Foto: Reprodução/Instagram

O Brasil vem mostrando bons resultados nos nomes que aparecem na Billboard. A publicação é uma revista semanal norte-americana, especializada em informações sobre a indústria musical. A carioca Anitta e o cearense Jonas Esticado apareceram, recentemente, em rankings mundiais da empresa.

Quando uma artista entra na "Billboard Hot 100", por exemplo, significa que aquela música dele foi a mais ouvida naquela semana nos Estados Unidos. A Billboard foi criada em 1894, pela editora Nielsen Company, tendo como foco principal, o mercado publicitário. A versão brasileira da revista foi lançada somente em outubro de 2005.

No último mês, a Billboard criou duas novas paradas globais: "Billboard Global 200" e "Billboard Global Excl. U.S. charts". Logo na primeira atualização, entraram brasileiros. MC Niack, que está dominando os aplicativos com o hit “Oh Juliana“. “Desce Pro Play (PA PA PA)”, de MC Zaac, Anitta, Tyga, e “Investe em Mim”, de Jonas Esticado.

Veja clipe de cearense:

Histórico

Mas essa relação com a Billboard não é nova. O primeiro brasileiro a aparecer na lista foi Sérgio Mendes, com “Mas Que Nada”. A canção alcançou o 47º lugar no ranking em 1966.

Música de Sérgio Mendes:

A versão em inglês de “Garota da Ipanema”, que virou “The Girl From Ipanema” gravada por João Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz, foi outro sucesso brasileiro que entrou na "Billboard Hot 100".

O sertanejo também foi presente no ranking. O sucesso “Ai Se Eu Te Pego”, na voz de Michel Teló, viralizou mundialmente. Ela dominou o verão europeu e também chegou aos Estados Unidos. Teló alcançou o 81º lugar na "Billboard Hot 100".

Assista "Ai Se Eu Te Pego":

Do axé, Cláudia Leite também em ranking da Billboard com parceria. A baiana gravou “We Are One (Ole Ola)” com Pitbull e Jennifer Lopez. A música virou o tema da Copa do Mundo de 2014. Com isso, apareceu em 59º lugar na parada dos Estados Unidos.

Em 2017, o cantor Wesley Safadão também chegou aparecer na lista "Social 50" da Billboard americana. O ranking apresentava os nomes mais influentes das redes sociais do mundo. Ele chegou a ficar na 45ª posição. A lista tinha ainda as celebridades internacionais Justin Bieber (6º), Selena Gomez (7º), Miley Cyrus (16º), Shakira (17º), Taylor Swift (21º), Jennifer Lopez (23º), Lady Gaga (27º) e Katy Perry (30º). O topo era da norte-americana Ariana Grande.

Assuntos Relacionados