Vereadores pedem cancelamento de show de Victor e Leo no São João de Fortaleza: 'agressor de mulher'

O cantor sertanejo Victor foi condenado em 2019 por agressão à ex-esposa

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza oficiou a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) nesta sexta-feira (17), pedindo o cancelamento do show da dupla Victor e Leo, previsto para o São João de Fortaleza 2024. A vereadora e presidente da Comissão, Adriana Gerônimo (Psol), divulgou a medida, afirmando ser inadmissível "que um agressor de mulheres seja pago com dinheiro público".

O cantor Victor Chaves foi condenado em primeira instância no fim de 2019 por agressão à ex-esposa, Poliana Bagatini Chaves. O episódio ocorreu em 2017, quando ela estava grávida do segundo filho do casal. Em 2018, Victor e Leo anunciaram uma pausa na carreira. Após cinco anos, a dupla anunciou o retorno aos palcos com a turnê “Nossa História Não Termina Aqui”, que teve início no dia 23 de março deste ano, em São Paulo.

A agenda da dupla sertaneja inclui uma apresentação no São João de Fortaleza no dia 30 de junho, divulgada pelo prefeito José Sarto (PDT) na quinta-feira (16). A atração gerou controvérsias devido à condenação de Victor, o que motivou a Comissão de Direitos Humanos a pedir o cancelamento da apresentação.

Isso é infelizmente muito ruim para o histórico da nossa cidade. É muito ruim também como exemplo. Parece que violadores, agressores de mulheres, sempre vão ter lugar de visibilidade aqui em Fortaleza Não! Nós mulheres não aceitamos que esse tipo de coisa seja patrocinado com dinheiro público
Adriana Gerônimo
Presidente da Comissão de Direitos Humanos

Em nota ao Diário do Nordeste, a Prefeitura de Fortaleza e a Secultfor informaram que "todos os cachês do line-up anunciado são pagos por patrocinadores".

SINDICATO COBRA PRESENÇA DE MAIS ARTISTAS CEARENSES

Das seis atrações anunciadas pela Prefeitura para o São João de Fortaleza, somente uma tem origem cearense. Diante da baixa representatividade dos artistas locais, o Sindicato dos Músicos emitiu uma nota cobrando a presença de mais artistas cearenses, ressaltando ainda que algumas das atrações confirmadas não possuem ligação com a cultura junina.

"A programação recentemente anunciada do São João de Fortaleza privilegia artistas de fora do Estado, alguns dos quais não têm ligação com o movimento/a temática junina, e perde a oportunidade valiosa de contar com mais artistas cearenses e atuantes no Ceará, de refletir a pluralidade e a diversidade da cultura cearense por meio de inúmeros artistas que poderiam fazer parte dos três dias de festas, de forma mais coerente com uma política cultural que valorizasse a cena local", diz o texto.

A Prefeitura informou que "segue montando a programação com artistas da terra e quadrilhas juninas tracionais da cidade".