Músico Rilvas Silva morre aos 46 anos em Fortaleza

Desde o final do ano passado ele vinha traçando uma batalha com a doença autoimune dermatomiosite.

Escrito por
(Atualizado às 20:42)

O músico Francisco Rildevar da Silva, 46 anos, faleceu neste domingo (18). Rilvas, como era conhecido, atuava como vocalista da banda The Singles Band. O músico também era professor técnica vocal da BSB Musical Fortaleza. A causa da morte não foi divulgada.

Em dezembro do ano passado, ele fez uma postagem no Instagram falando que havia descoberto a doença autoimune dermatomiosite (doença inflamatória caracterizada por fraqueza muscular e erupções cutâneas). Por conta disso, havia suspendido as apresentações musicais e as aulas.

No vídeo, que se se dirige aos fãs, amigos e alunos, Rilvas reclama de uma sensação de "voz fraca". Além disso, estaria com as mãos frágeis e sem conseguir tocar piano e guitarra. Outras condições que o músico relatava como decorrência da doença eram uma grande perda de peso e um cansaço excessivo.

O Floresta Bar, na Aldeota, um dos locais onde o músico se apresentava com seus parceiros de banda, abriu uma campanha solidária onde ingressos de algumas apresentações eram direcionados ao tratamento de Rilvas. Na manhã deste domingo, o local compartilhou em seu Instagram a notícia do falecimento do músico.

"Com o coração apertado, compartilhamos a triste notícia do falecimento do nosso querido ser, Rilvas. Neste momento de dor, só podemos desejar muita força e serenidade à família. Que encontre conforto nas lembranças compartilhadas e força na união de amigos. Ele sempre será lembrado com muito carinho e entusiasmo pela grande pessoa iluminada que sempre foi".

No perfil do Instagram da The Singles Band, os companheiros postaram a seguinte mensagem: "Major siga na luz, nosso som ainda permanece ecoando por aí e a tua voz ainda corre pelos quatro cantos do mundo, nosso plano ainda ia além, mas aí você foi chamado antes, assim como acontece com os bons! Você é dos nossos e estará sempre conosco no palco, com o teu sorriso iluminado e dizendo: 'vamos nessa Major, Barão!' Força a família, amigos e alunos! Paz, luz no seu caminho, que Deus o guie sempre Rilvas".

Parceiro de banda, Augusto Milagro, fez uma homenagem ao amigo dizendo que a sua simplicidade contrastava com o quanto era gigante. "Obrigado pela acolhida, a amizade, os papos sobre música, voz, sobre a vida. Eu prometo a você que vou ouvir com carinho o Rush dos anos 80. A saudade dói, mas saber que você está agora em paz ajuda a acalmar o espírito. A gente se encontra. Até".

Atos de despedida

O velório de Rilvas ocorre até 14h deste domingo (18), na sala 1 da Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780, Joaquim Távora). Do local sairá um cortejo às 14h30. O sepultamento será às 16 horas no Parque da Saudade, em Caucaia (4° Anel Viário, Km 22).