Marisa Paredes, estrela espanhola dos filmes de Almodóvar, morre aos 78 anos

Primeira parceria de atriz e diretor foi em 'Maus Hábitos'

Escrito por
Diário do Nordeste/AFP producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 07:24)

A atriz espanhola Marisa Paredes, com uma carreira longa e aclamada — que incluiu vários filmes com o diretor Pedro Almodóvar — morreu aos 78 anos, informou nesta terça-feira (17) a Academia Espanhola de Cinema.

"O cinema espanhol fica sem uma de suas atrizes mais icônicas, Marisa Paredes, que deixa para trás uma longa carreira na qual o público pôde assisti-la mais de 75 vezes na grande tela", afirmou a Academia Espanhola de Cinema em conta na rede social "X".

Postagem feita pela Academia Espanhola de Cinema:

Com uma trajetória prolífica construída desde a estreia aos 14 anos, Paredes foi uma das grandes atrizes da Espanha, onde chegou a presidir a Academia de Cinema entre 2000 e 2003.

Parcerias com Almodóvar 

A carreira da espanhola alcançou uma nova dimensão após a primeira colaboração, em 1983, com o diretor Pedro Almodóvar, com quem estabeleceria uma grande parceria a partir de participação em "Maus Hábitos".

Os dois trabalharam juntos em "De Salto Alto", "A Flor do meu Segredo", "Tudo Sobre Minha Mãe", "Fale com Ela" e "A Pele que Habito". 

Premiada com o Goya pelo conjunto de sua carreira em 2018, Marisa Paredes também participou de produções internacionais como "A Vida é Bela", do italiano Roberto Benigni, ou "O espinhaço do diabo", do mexicano Guillermo del Toro.