Espetáculo de teatro relembra a vida de Frei Tito

A apresentação documenta a trajetória do frade católico brasileiro que completaria neste sábado (14)

Se estivesse vivo, Frei Tito de Alencar Lima completaria 74 anos neste sábado (14), data escolhida pelo Grupo Formosura de Teatro para a apresentar o espetáculo “Frei Tito: Vida, Paixão e Morte”, às 20h, no Teatro da Praia.

O dominicano cearense lutou contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, foi preso político, torturado e banido do país, sendo exilado na França. O texto de Ricardo Guilherme, além da biografia de Frei Tito, traz também fatos marcantes relativos à geração que, no Brasil, encarnou a vanguarda de uma militância revolucionária contra o governo vigente à época.

“Foi como um desafio estético e temático que aceitamos montar e apresentar esta peça. Tito é um personagem complexo, atormentado, paradoxal. Um religioso envolvido com um grupo revolucionário de luta armada contra a ditadura, cuja morte trágica o transformou em ícone e “mártir” da resistência à ditadura militar no Brasil”, contextualiza Graça Freitas, responsável pela direção do espetáculo.

Para além dos processos históricos, uma breve biografia do frade é abordada, evidenciando a relação com sua família seguida do envolvimento nos movimentos sociais e exílio na França. “É um ato poético-político, uma oportunidade de levar adiante as denúncias de Tito e prosseguir na luta pela construção de uma democracia plena em nosso País”, explica William Mendonça, também produtor do espetáculo.

Serviço
“Frei Tito: Vida, Paixão e Morte”, no sábado (14), às 20h, no Teatro da Praia (Rua José Avelino, 662 – Praia de Iracema). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Classificação: 12 anos