Diversas humoristas e atrizes da Globo apoiaram publicamente Dani Calabresa, 39, nesta sexta-feira (4), após novos detalhes sobre as acusações de assédio moral e sexual contra o ex-diretor da Globo Marcius Melhem, 48, virem à tona em reportagem da revista Piauí.
A humorista foi a primeira mulher a levar a situação à alta cúpula da Globo. Melhem nega as acusações. Na época dos fatos, Marcius Melhem atuava como diretor humorístico da emissora. Segundo testemunhas e colegas de Calabresa, as situações aconteceram em 2017.
Uma delas, trazida na reportagem da piauí, revela que Marcius Melhem tentou beijar Calabresa à força, além de agarrá-la contra a sua vontade e de exibir suas partes íntimas durante uma festa da equipe do Zorra, no Rio de Janeiro. Ele também pediu para que a artista "calasse sua boca" sobre a situação.
Calabresa denunciou o fato à chefe de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), Monica Albuquerque, após deixar o elenco do Zorra. De acordo com a piauí, a primeira decisão em relação ao fato foi recomendar uma terapia ao acusado, sem nenhuma advertência. Na sequência, o caso também foi levado para Carlos Henrique Schroder, diretor-executivo de Criação e Produção de Conteúdo da Globo.
Ainda segundo a publicação, Schroder pediu que uma investigação foi realizada e novos casos contra Melhem apareceram. Ao menos três atrizes manifestaram incômodo ao contracenar com o ator e diretor, citando situações em que ele roçava o pênis nelas. À revista, em nova manifestação por nota, Melhem voltou a negar as acusações: "Qualquer pessoa que tenha convivido comigo sabe que eu jamais cometeria algum ato de violência e que nunca forcei ninguém a nada".
Veja as postagens dos amigos de Dani:
Apoio
Colegas dos tempos de "CQC" (Band) também se manifestaram. Além de Danilo Gentili, Oscar Filho e Mauricio Meirelles, entre outros, escreveram mensagens para a amiga. "Toda minha solidariedade a Dani Calabresa, que sempre foi muito muito muito foda em tudo que faz. Sem nunca precisar recorrer a qualquer ideologia pra isso", disse o primeiro.
"Sobre o assediador, não preciso falar nada. A matéria da revista piauí já falou tudo e ficou claro", afirmou o segundo. "Já sobre a Dani Calabresa... PQP, que baita mulher corajosa. Não só corajosa, persistente e resiliente. Parabéns, Dani! Que estômago você deve ter tido pra lidar com tudo isso!"
Mesmo pessoas que não têm tanta ligação com a humorista quiseram registrar que estão do lado dela. "Minha solidariedade a todas as vítimas. Eu não consigo imaginar o que vcs sentiram e sentem ainda hoje. É muito inacreditável", disse o influenciador Felipe Neto.