O filme "Ainda Estou Aqui", cotado como um dos possíveis indicados ao Oscar de "Melhor Filme Internacional", foi citado pelo crítico e editor de prêmios da Variety, Clayton David, como forte concorrente à categoria máxima da premiação. Segundo ele, a obra do diretor Walter Salles pode ser uma das surpresas na lista, integrando as 10 melhores produções do ano.
Clayton Davis acredita que "Ainda Estou Aqui" pode ocupar a 9ª ou 10ª posição na disputa do prêmio da Academia. "Uma possível surpresa nas posições #9-10 na categoria de Melhor Filme também", escreveu ele na própria conta no X, antigo Twitter.
O crítico foi, inclusive, o único a prever a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro.
Premiação
No domingo (12), o longa protagonizado pela atriz venceu o prêmio de melhor filme internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.
Conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a procura pelo filme aumentou após mais essa premiação, o que resultou em 17 mil ingressos vendidos.
Os jurados justificaram a escolha do filme brasileiro por "transmitir o horror da ditadura a partir da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas a sua família de cinco pessoas, mas a sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes escrupulosos e convincentes".