‘Ainda Estou Aqui’ ganha o principal prêmio do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs

Manas, de Marianna Brennand, recebeu uma menção especial de melhor filme íbero-americano pelo júri

Escrito por
(Atualizado às 20:02)

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, ganhou mais um prêmio. Neste domingo (12), a obra foi eleita o melhor longa-metragem internacional no 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs (PSIFF, na sigla em inglês), na Califórnia.

Ao todo, o evento exibiu 165 produções de mais de 71 países, 35 delas inscritas para o Oscar de melhor filme internacional. Ao anunciar o resultado, o júri destacou que o longa transmite “o horror de uma ditadura invasora através da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas uma família de cinco pessoas, mas a própria dignidade”.

Os jurados também destacaram que o filme “evoca a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama” e que o diretor “captura um momento crítico da história com detalhes meticulosos e envolventes”.

‘Vermiglio’, de Maura Delpero, ganhou o prêmio de melhor roteiro, enquanto Zoe Saldaña foi escolhida como melhor atriz pelo longa ‘Emilia Pérez’, que derrotou ‘Ainda Estou Aqui’ como melhor filme no Globo de Ouro.

O longa brasileiro Manas, de Marianna Brennand com a atriz Dira Paes, recebeu uma menção especial de melhor filme íbero-americano pelo júri. A trama aborda o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, no Pará.

Veja os prêmios que ‘Ainda Estou Aqui’ já recebeu:

  • Festival de Veneza: Melhor roteiro 
  • Vancouver International Film Festival: Prêmio do público
  • Mill Valley Film Festival: Filme Favorito do Público
  • Miami Film Festival GEMS: Filme Favorito do Público
  • Festival de Pessac: Prêmio do público e Prêmio Danielle Le Roy
  • Globo de Ouro: Melhor Atriz de Drama (Fernanda Torres)
  • Festival Internacional de Cinema de Palm Springs: Melhor longa-metragem internacional