O livro “A Cabeça do Santo”, de autoria da cearense Socorro Acioli, será adaptado para o cinema. Desenvolvido na oficina de Gabriel García Márquez, esse é o primeiro trabalho literário adulto da escritora, que já foi laureada com o Prêmio Jabuti pela obra “Ela tem olhos de céu”, em 2013.
O romance já ganhou traduções para o inglês e para o francês. Já havia a expectativa de que o livro virasse um filme. Nesse sábado (11), Acioli confirmou, nas redes sociais, a produção do longa. Não há, contudo, previsão de lançamento.
Conforme reportagem publicada pelo do Diário do Nordeste em junho do ano passado, a cineasta Joana Guttman e a produtora Diane Peixoto estiveram em Caridade, no Interior do Ceará, realizando um estudo para o projeto, em 2019.
Conheça um pouco mais sobre a história contada no livro
“A Cabeça do Santo” conta a história de Samuel, um jovem que descobre possuir o dom de ouvir as preces das mulheres para santo Antônio. Após perder a mãe, o rapaz faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia.
Lá, ele encontra abrigo na cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de Santo Antônio, jazida separada do resto do corpo. O caso curioso sobre a escultura é verdadeiro.
Há 36 anos, a cabeça do santo está em uma casa, servindo de muro e até abrigo, no bairro Conjunto Habitacional, no município de Caridade, a 97 quilômetros de Fortaleza.
Nesse cenário, o personagem consegue ouvir vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, ele se dá conta de que aquilo são preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.