Alunos de palhaçaria concluem curso em aula prática no Carnaval do Benfica, em Fortaleza

Um grupo de cerca de 23 alunos aplicou os conhecimentos adquiridos em sala de aula

Carnaval
Legenda: Professor e alunos praticaram a arte da palhaçaria em pleno Carnaval
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O artista e pesquisador Alysson Lemos conduziu uma turma de aproximadamente 23 alunos à conclusão do curso de palhaçaria de maneira inusitada: levando a arte milenar aprendida em sala de aula para as ruas do Benfica, neste sábado (1º) de Carnaval, em Fortaleza.

Veja também

Trajados como palhaços, professor e discentes exercitaram a dramaturgia, transformando a Praça da Gentilândia em um palco de comicidade. Conforme o professor, que atua há 15 anos na área, essa é a primeira experiência imersiva no período carnavalesco.

Foto: Thiago Gadelha / SVM

“O curso tinha a proposta de seis dias em sala de aula e concluir no Carnaval, e a galera topou”, contou. Intitulada "Bufonaria, corpo, jogo e carnaval", a formação integra uma oficina de palhaços.

Bufonaria, cujo nome se refere aos bufões (figuras teatrais populares) da Idade Média que utilizavam humor e crítica social para entreter, mescla improvisação, sátira e práticas circenses.

"Trabalhamos com esse estado de festa. A ideia era ir juntando pessoas, trabalhamos com essa energia de bando. Então, tem gente que vai se aclopando. Tal hora, tem dez, quinze, vinte, daqui a pouco, até o fim do dia, até uns cinquenta", brincou.
Alysson Lemos
Artista e pesquisador

Programação do Benfica

Benfica - Marcelo Baima e Banda, Luxo da Aldeia, Banda Zé da Zefa e Bloco da Vaca de um sapato só

  • Horário: 13h - Marcelo Baima; 14h30 - Luxo da Aldeia; 16h - Banda Zé da Zefa; e 17h30 - Bloco da Vaca de um sapato só
  • Onde: Praça João Gentil - Rua João Gentil, 3335a - Gentilândia
  • Gratuito.
  • Mais informações: @secultfor e @carnavaldefortaleza