Hackers podem tomar o controle de iPhones, iPads e computadores Mac por meio de duas vulnerabilidades de segurança nos sistemas operacionais da Apple iOS e MacOS. O alerta foi emitido pela própria Apple na última semana.
A falha foi identificada em aparelhos iPhone 6S e superiores; todos os modelos de iPad Pro, iPad 2 e superiores; iPad 5ª geração e superiores; iPad Mini 4 e superiores e no iPod Touch de 7ª geração.
Por sua vez, levando em conta o sistema operacional de mesa, o MacOS, a atualização deve ser feita para usuários que estiverem usando as versões Monterey, Big Sur e Catalina.
"A Apple está ciente de uma relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente", indicou a empresa, em nota. Destacou ainda que, por meio das vulnerabilidades, pessoas mal intencionadas podem tomar “completo controle dos dispositivos”, executando códigos maliciosos com privilégios elevados sem o conhecimento ou a permissão do proprietário.
Como se proteger
A atualização de emergência para driblar a situação está disponível desde a última sexta-feira (19) e deve ser feita por todos os usuários.
Para se proteger é fácil. No dispositivo Apple, busque as Configurações (Settings), vá em Geral (General) > e selecione Atualização de Software (Software Update). Aguarde a busca pela última atualização, mantenha seu aparelho conectado a uma rede sem fio e com carga superior a 70%.
Para os sistemas de mesa, vá em Preferências de Sistema (System Preferences) > Atualização de Software (Software Update).