Três pessoas foram intoxicadas por algas nesta semana na praia de Maracaípe, em Ipojuca, interior de Pernambuco. O fenômeno maré vermelha foi responsável pela condição, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da cidade. As informações são do g1.
O primeiro caso foi registrado na terça-feira (30). Um dia depois, outras duas pessoas também apresentaram sinais de intoxicação. Os três pacientes foram hospitalizados, medicados e liberados. Não foi informado o nome e idade das vítimas, tampouco se eram turistas ou moradores da região.
O que é a maré vermelha?
Uma publicação da Prefeitura do Ipojuca nas redes sociais informa que a maré vermelha, também conhecida como tingui, é um fenômeno natural causado pela decomposição de algas de alto mar trazidas pelas correntezas em decorrência da variação da maré.
O fenômeno é comum principalmente neste período em que as temperaturas estão mais elevadas. A gestão do município recomendou a população a não se aproximar dos trechos setorizados da praia, incluindo não tomar banho de mar.
Caso alguém apresente sintomas fortes de náuseas e dores de cabeça, o aconselhado é procurar atendimento médico em um posto de saúde