Onça-pintada ataca jacaré no Pantanal e viraliza; veja vídeo
O animal flagrado por turistas é um macho apelidado como Ousado
Uma onça-pintada foi vista pulando em um rio para predar um jacaré no Pantanal. A cena foi registrada pelo casal de viajantes espanhóis Imma Canyada e José Garcia no Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, no Mato Grosso. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal flagrado pelos turistas é um macho apelidado como Ousado. Ele foi resgatado em 11 de setembro de 2020, com queimaduras de terceiro grau nas patas causadas por um incêndio que atingiu a região.
O vídeo que mostra o ataque da onça foi publicado pelo casal nas redes sociais e viralizou, atingindo mais de 11 milhões de visualizações em uma semana.
Veja vídeo
Segundo o casal viajante, o macho estava tranquilo, até que o jacaré passou pelo rio na frente dele e o animal ficou em alerta.
"Nesse momento, ele mudou de atitude, ficou de pé, fixou o olhar no réptil, ao passar novamente na frente, pulou sobre ele. Foi uma luta debaixo d'água por quase 1 minuto. Depois, tirou ele da água, arrastou-o pela margem e atravessou o rio com o jacaré na boca. Em seguida, desapareceu entre a vegetação da selva", disse Inma Cañada ao portal g1.
Veja também
Ainda de acordo com informações do ICMBio, as imagens indicam que Ousado está com boas condições corpóreas. Sobre a coleira de monitoramento colocada no animal, o instituto diz que ela o "não atrapalha em atividades diárias, como essa caçada" e que "o equipamento não funciona mais devido ao esgotamento da bateria". A remoção do aparelho vem sendo planejada desde o ano passado pelo ICMBio, Panthera Brasil e Ampara Silvestre.