Joe Biden assume a presidência dos EUA: "Hoje é o dia da democracia"

O democrata tomou posse nesta quarta-feira (20)

Escrito por AFP ,
Legenda: Hoje é o dia da democracia", diz Biden após prestar juramento como presidente
Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Em seu discurso de posse, Joe Biden disse que "hoje é o dia da democracia". O democrata tomou posse nesta quarta-feira (20), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada pela pandemia de Covid-19 e ausência de seu antecessor Donald Trump, que deixou Washington poucas horas antes para a Flórida. 

"Hoje é um dia de história e esperança", disse Biden em seu discurso de posse, no qual pediu a "unidade" do país e prometeu ser o presidente de todos os americanos. Ele fez um minuto de silêncio e alertou que a fase mais mortal da pandemia ainda estar por vir. 

Biden, de 78 anos, prestou juramento perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em cerimônia solene diante do Capitólio, em ato marcado pela pandemia e pelas fortes medidas de segurança após a tomada do prédio do Congresso no último dia 6 de janeiro.

Durante o discurso de posse, o democrata ainda prometeu que o país derrotará o terrorismo doméstico e a ideologia supremacista branca.  "A ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar", disse após tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos.

Veja também

Kamala Harris também jurou respeitar a Carta Magna do país e foi empossada como a primeira vice-presidente mulher e negra. Ela teve o juramento administrado pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor.

O hino nacional dos Estados Unidos foi executado pela cantora pop Lady Gaga.

Legenda: Lady Gaga cantou o hino norte-americano na frente oeste do Capitólio dos EUA
Foto: Getty Images via AFP