Tremor de 5,9 de magnitude é registrado em cidade no interior do Acre

Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) aponta fenômeno como um dos maiores já registrados no País

Um tremor de terra de magnitude 5.9 foi registrado no estado do Acre, a 165 km da cidade de Tarauacá, às 9h52 deste sábado (2). O fenômeno natural, tendo magnitude considerada alta para os níveis do Brasil, foi observado em diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), devido à profundidade, 589,4 km, o tremor não apresenta potencial destrutivo. Em comunicado sobre o fato, a RSBR disse não ter recebido relatos de pessoas que tenham sentido o abalo sísmico.

A região é conhecida por ter passado por outros tremores. O último sismo na região, propensa a este tipo de evento, foi registrado em 22 de agosto, na cidade de Feijó, e teve magnitude 4.2.

Explicação científica 

Conforme o geofísico Marcos Ferreira, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os eventos registrados no Acre estão associados à subducção da placa de Nazca, por isso suas altas magnitudes e altas profundidades.

O maior tremor sentido e registrado no Brasil aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, no Mato Grosso, e teve magnitude 6.2 mB. 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor aconteceu na fronteira Peru-Brasil. 

História de Tarauacá 

A cidade de Tarauacá foi fundada em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, o povoado foi transformado em vila e batizado de "Seabra". Obteve sua autonomia através do Decreto Federal 9 831, de 23 de outubro de 1912, tornando-se, então, município. ​

Tarauacá é conhecido como "a terra do abacaxi gigante". Esse fruto chega a pesar em torno de 15 kg na região, fato que provoca grande admiração nos visitantes.