Diário do Nordeste

Santa Catarina suspende uso obrigatório de máscara em locais fechados

Exigência do item em espaços abertos já havia sido derrubada em novembro do ano passado

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 11:47)
máscara

A partir deste sábado (12), Santa Catarina passará a flexibilizar o uso de máscara contra a Covid-19 em ambientes internos. Dessa forma, o item perde a obrigatoriedade no estado. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés da Silva, ainda nessa quinta-feira (10). 

Desde o dia 24 de novembro do ano passado, o equipamento de proteção já não era mais exigido em espaços abertos. Até então, a dispensa não valia apenas para locais fechados e com impossibilidade distanciamento social.

"Está chegando o grande dia de nós transformarmos as normas e obrigações em recomendações, incluindo o uso de máscara que não será mais obrigatório", afirmou o gestor.

Antes mesmo do decreto estadual, municípios catarinenses, como Balneário Camboriú, no Litoral Norte, Chapecó e Xaxim, no Oeste, e Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, já tinham dispensado o uso obrigatório de máscara.

Críticas a medida

No entanto, a decisão recente foi criticada por um professor do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), da UFSC. Conforme o G1, Lauro Mattei lembrou da nova variante "deltacron" que está circulando na Europa, além da cobertura vacinal no estado.

"É alarmante o número de pessoas acima de 50 anos que deixaram de tomar a dose de reforço e, por outro, a vacinação das crianças continua num ritmo extremamente lento", escreveu.