Diário do Nordeste

Pai de Henry Borel é eleito vereador no Rio de Janeiro

Leniel se tornou conhecido após a trágica morte do filho, Henry Borel, que foi assassinado aos 4 anos de idade em 2021

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Leniel Borel se candidatou a um cargo público pela primeira vez em 2024

Com 34.359 votos, Leniel Borel (PP), pai do menino Henry Borel, foi eleito vereador no Rio de Janeiro neste domingo (06). Engenheiro de formação e estreante em cargos públicos, o candidato foi o 8º mais votado na eleição para vereador na capital fluminense e o mais votado de seu partido, o Progressistas.

Leniel se tornou conhecido após a trágica morte do filho, Henry Borel, que foi assassinado aos 4 anos de idade em abril de 2021. As investigações apontam que o menino morreu após sofrer agressões do padrasto, o ex-vereador do Rio Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. Outro ponto que teria sido definitivo para a morte de Henry foi a omissão da mãe do menino, Monique Medeiros.

Desde então, Leniel se tornou um ativista engajado no combate à violência infantil. Ele fundou a Asssociação Henry Borel, que luta pela defesa dos direitos das crianças, e atuou em favor da criação  da Lei 14.344/22, que se tornou conhecida como Lei Henry Borel, que estabelece medidas protetivas específicas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar e torna crime hediondo o assassinato de menores de 14 anos.

Relembre o caso

Henry Borel morreu na madrugada de 8 de março de 2021, no apartamento onde morava com a mãe, Monique Medeiros da Costa e Silva, e o padrasto, o ex-vereador Jairo Souza dos Santos Jr, conhecido como Dr. Jairinho

As investigações apontam que Henry morreu após agressões do padrasto e pela omissão da mãe. Henry sofreu, pelo menos, 23 lesões por ação violenta no dia de sua morte, segundo laudo médico.

Os peritos identificaram que Monique e Jairinho demoraram 39 minutos para socorrer Henry. Ele já chegou morto ao hospital. 

Conforme o depoimento de Monique, ela teria acordado por volta de 3h30 e encontrado Henry caído. As imagens do elevador, porém, mostram que ela saiu de casa para levar a criança à emergência às 4h09.