Uma mulher, de 32 anos, morreu durante um procedimento clínico para retirada de um Dispositivo Intrauterino (DIU), realizado no último sábado (4), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O pai da vítima registrou um boletim de ocorrência sobre a morte.
Jéssica Marques Vieira foi retirar o método contraceptivo na clínica Med Center, no município de Matozinhos. Na ocasião, a intervenção foi realizada por um médico cardiologista, que, conforme informações do portal Uol, acompanhava a paciente desde a infância.
No local, o pai e o marido da vítima aguardavam o fim do procedimento quando a viram saindo de uma sala em uma maca para ser encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela foi submetida a tentativas de reanimação cardiopulmonar, mas não resistiu e faleceu. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para avaliação.
Em nota, a Prefeitura de Matozinhos detalhou que a clínica não tinha permissão para "operar procedimentos ginecológicos". O local, no entanto, está apto e regulado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde para realização de exames cardiológicos, e possui estrutura necessária para a realização de primeiros socorros.
O pai da mulher registrou um boletim de ocorrência sobre a morte, e a Polícia Civil de Minas Gerais aguarda a finalização dos laudos periciais para auxiliar nas investigações.
Até a publicação deste material, a clínica ainda não tinha se manifestado sobre o assunto.