Ministério da Saúde destina R$ 540 milhões em emendas para minimizar danos da tragédia no RS

Pasta também irá instalar um Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar atividades de apoio à população

Em meio às fortes chuvas que têm devastado o Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde autorizou, nessa sexta-feira (3), a destinação de R$ 540 milhões em emendas parlamentares para o estado.

O repasse é uma parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e visa minimizar os efeitos da tragédia por meio de atividades de contenção dos danos causados pelas chuvas. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o Governo Federal também irá instalar um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE).

"O momento é de intensificar os cuidados e unir esforços de toda a sociedade e dos gestores públicos para mitigar os impactos da situação e apoiar a população local no enfrentamento das consequências desses desastres", ressaltou Nísia.

Balanço

Até às 12h deste sábado (4), 300 municípios do RS tinham sido afetados pelas fortes chuvas, que ocorrem desde a última segunda-feira (29). Ao todo, 422.307 pessoas foram afetadas; 74 encontram-se feridas, 67 estão desaparecidas e 57 óbitos foram confirmados.