O Google celebra nesta segunda-feira (22) o Dia da Terra, data que visa aumentar a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e a harmonia entre o ser humano e a natureza. Neste ano, a plataforma usa imagens áreas de diversos lugares do mundo, inclusive do Brasil, para ilustrar o Doodle comemorativo.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, o Dia Internacional da Mãe Terra, mais conhecido como Dia da Terra, é comemorado anualmente em 22 de abril por vários países.
Fotos capturadas por satélites do Parque Nacional do Jaú, localizado na região norte do estado do Amazonas, são usadas pelo buscador para formar a segunda letra "g" da logo comemorativa.
A unidade de conservação federal de 2.272.000 hectares de área, administrada pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fica entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Baixo Rio Negro. Ela protege uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo, e foi criada em setembro de 1980. O nome do equipamento é assim denominado por situar-se na bacia do rio Jaú (do tupi ya’ú), nome que deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o jaú (Zungaro sp).
Apontado como uma das maiores reservas florestais da América do Sul, ela está no coração da floresta amazônica, protegendo uma grande variedade de espécies. O local é considerado um Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), estudos biológicos apontam que o parque abriga cerca de 400 espécies de plantas — algumas delas encontradas somente na reserva —, além de ser o habitat da maior variedade de peixes-elétricos no mundo.
No equipamento, há ainda a presença de muitas espécies ameaçadas, incluindo a arapaima-gigante, peixe-boi-da-Amazônia, jacaré-açú, jacaretinga, tartaruga da Amazônia, tracará, gavião-real, uacari-preto, ariranha, gato-maracajá, onça-pintada e duas espécies de botos.
Locais homenageados pelo Doodle no Dia da Terra
Além do parque brasileiro, o buscador também é ilustrado com imagens de satélites de outros lugares do mundo. São eles:
- G: Ilhas Turcas e Caicos, Reino Unido — As ilhas abrigam importantes áreas de biodiversidade, com esforços de conservação destinados a enfrentar os desafios ambientais contínuos, incluindo a proteção dos recursos naturais e dos recifes e a restauração de espécies ameaçadas de extinção, como a iguana rochosa das Ilhas Turcas e Caicos.
- O: Parque Nacional Scorpion Reef, México — Também conhecido como "Arrecife de Alacranes", este é o maior recife do sul do Golfo do México e é uma reserva de biosfera da UNESCO. A área marinha protegida serve de refúgio para corais complexos e várias espécies ameaçadas de aves e tartarugas.
- O: Parque Nacional Vatnajökull, Islândia — Estabelecido como parque nacional em 2008, após décadas de defesa, este Patrimônio Mundial da Unesco protege o ecossistema dentro e ao redor da maior geleira da Europa. A mistura de vulcões e gelo glacial produz paisagens e flora raras.
- G: Parque Nacional do Jaú, Brasil.
- L: Grande Muralha Verde, Nigéria — Iniciada em 2007, a iniciativa, liderada pela União Africana, restaura terras afetadas pela desertificação em toda a extensão de África, plantando árvores e outras vegetações, ao mesmo tempo, em que implementa práticas sustentáveis de gestão de terras. Isso também proporciona às pessoas e comunidades da região maiores oportunidades econômicas, segurança alimentar e resiliência climática.
- E: Reservas Naturais das Ilhas Pilbara, Austrália — Uma das 20 reservas naturais da Austrália, o local ajuda a proteger ecossistemas frágeis, habitats naturais raros e uma série de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção, incluindo múltiplas espécies de tartarugas marinhas, aves limícolas e aves marinhas.