Conheça o helicóptero ACH160, modelo de luxo transportado pelo avião Beluga para o Brasil

Fabricante informou que aeronave possui recursos avançados de tecnologia

O helicóptero corporativo ACH160, transportado do Senegal para o Brasil na aeronave Airbus Beluga, é considerado de luxo e ultramoderno. Com capacidade para até 10 passageiros, o modelo tem autonomia de 4h30 e velocidade máxima de 155 kts.

A fabricante Airbus define o helicóptero como ágil, com um "design estilisticamente exigente e os mais altos níveis de conforto possíveis".

"Através de expansivas janelas, faixas de luz criam um refinado ambiente para os olhos e alma. A cabine integra recursos avançados, tecnologia com interiores cuidadosamente elaborados", descreve a empresa. 

O especialista em direito aeronáutico Rodrigo Duarte afirmou, em entrevista dada ao portal g1, que esse é o primeiro helicóptero do modelo entregue no Brasil, o mais novo desenvolvido pela Airbus. "Rápido, moderno, extremamente confortável. Não sei exatamente a configuração de equipamentos para esse cliente, mas se colocar US$ 16 milhões [em torno de R$ 86,6 milhões], não está fora do que ele chegou", disse o piloto.

Beluga ST

O avião Beluga ST pousou no Aeroporto de Fortaleza no último domingo (24) vindo de Dakar, capital do Senegal. A aeronave seguiu para Viracopos, em São Paulo, nesta segunda-feira (25). 

Pela primeira vez no Brasil, a aeronave apelidada de baleia voadora – tendo em vista o formato similar ao animal marinho – é um dos maiores aviões de carga do mundo em volume.

Outro destaque da aeronave é o tamanho, de dimensões colossais. Para se ter uma ideia, ela é maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos. 

Dimensões

Conforme o site da Airbus, o avião tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. O cargueiro tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

Ainda segundo a empresa, a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.