Um ciclone extratropical atinge a região sul do Brasil entre esta quinta (15) e sexta-feira (16). O fenômeno provoca chuvas e ventanias em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até São Paulo.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de grande volume de chuvas, que podem ser superiores a 100 milímetros em 24h. Nesta sexta-feira (16), as chuvas devem se concentrar, principalmente, no leste e litoral de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do sul.
No Rio Grande do Sul, duas pessoas morreram e oito estão desaparecidas devido aos temporais. Segundo reportado pelo g1, mais de 3.000 mil pessoas ficaram sem energia na Região Metropolitana.
Ciclones extratropicais
Segundo o alerta do Inmet, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h na costa da Região Sul. Os ventos podem devem começar a enfraquecer no sábado (17).
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone extratropical é um sistema de área de baixa pressão atmosférica em seu centro ou ciclone de origem não tropical. Geralmente, considerado um ciclone migratório encontrado nas médias e altas latitudes e também chamado tempestade extratropical.
As grandes massas de ar realizam movimento giratório, podendo decolar-se de uma região para outra. As rajadas de vendo podem superar os 80 km/h na costa da Região Sul. Os ventos podem devem começar a enfraquecer no sábado (17).