Uma frente fria deve mudar o cenário climático do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (13) por conta da formação de ciclone extratropical no sul do Brasil. Em deslocamento para o oceano, ele deixará o mar agitado, aumentando a nebulosidade, possibilitando a formação de ondas de até quando metros que podem atingir a orla carioca.
Além das ondas, ventos fortes, com rajadas variando de 52 km/h a 76 km/h, também poderão ocorrer no Rio de Janeiro nos próximos dias.
O ciclone causou pelo menos quatro mortes no Brasil até a noite desta quinta-feira (13), conforme divulgado pelo Jornal Nacional.
No Rio Grande do Sul, um idoso morreu após ter a casa atingida por uma árvore. A queda de uma árvore também causou uma morte em Brusque (SC).
Em São Paulo, os desastres deixaram duas vítimas. Uma estudante de medicina morreu após o carro em que ela estava ser atingido por uma árvore, em São José dos Campos. Já em Itanhaém, uma idosa faleceu ao encostar em um cabo de energia derrubado pela força do vento.
O Sistema Alerta Rio alertou que esta manhã deve apresentar aumento da nebulosidade, com previsão de chuva fraca a moderada em vários locais do estado, entre ventos que podem variar de moderados a fortes.
Ressaca no mar
Por conta da previsão, a Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca para o litoral da cidade do Rio de Janeiro. O aviso é válido das 21h desta quinta-feira às 9h de sábado, quando podem surgir ondas de 2,5 a 4 metros de altura.
Enquanto isso, o Centro de Operações Rio (COR) recomenda que o banho de mar seja evitado nesta quinta-feira, além da prática de esportes dentro d'água.
Segundo o órgão, pescadores devem evitar a navegação e a permanência em mirantes na orla. Caso acidentes sejam registrados, a orientação reforçada é que não se entre no mar para realizar o resgate de vítimas, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Além da capital do Rio, as regiões da Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-sul Fluminense e na Região Serrana podem presenciar ventanias de até 90 km/h.
Também no Rio de Janeiro, na região dos Lagos e no Norte Fluminense, são previstas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. Já na sexta, as rajadas mais intensas ficarão concentradas no litoral desde a Costa Verde até o norte do estado.
Em São Paulo
Enquanto isso, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta ainda na quarta-feira (12) alertando para a possibilidade de ventos fortes no estado entre a quinta e a sexta-feira (14), com ondas de até 4 metros no litoral paulista.
A previsão aponta ventos de até 90 km/h na região metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, a região de Itapeva, a Baixada Santista, e o litoral norte. Além disso, em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos poderão atingir os 80 km/h, e no Vale do Paraíba, 75 km/h.
Assim como no Rio de Janeiro, a previsão é de ressaca marítima para todo o litoral paulista, com ondas que devem chegar à mesma altura das vistas no Rio.