24 pacientes têm infecção após cirurgia de catarata e 10 perdem a visão em Belém

Clínica foi interditada após Vigilância Sanitária identificar irregularidades

Um centro cirúrgico de uma clínica em Belém foi interditado pela Secretaria de Saúde do município após 24 pacientes, submetidos a cirurgia de catarata, terem uma infecção. Entre eles, dez perderam a visão. As informações foram divulgadas no Jornal Nacional, da TV Globo, nesta sexta-feira (18).

Os casos aconteceram na Clínica São Lucas, que tem convênio com o SUS. Dos 41 pacientes atendidos no dia 12 de junho, dois tiveram complicações. No dia 1º de julho, a clínica realizou 40 cirurgias de catarata. logo depois, 22 pacientes apresentaram sequelas.

PACIENTES TIVERAM ENDOFTALMITE

A Clínica São Lucas informou que os pacientes tiveram endoftalmite, uma inflamação aguda no globo ocular causada por uma bactéria. A infecção pode ocorrer por devido a falta de esterilização de instrumentos cirúrgicos ou pelo uso de materiais contaminados. 

A clínica informou que está investigando a causa da contaminação e que está indenizando os pacientes.

CLÍNICA FOI INTERDITADA

O espaço foi interditado pela Vigilância Sanitária de Belém nesta sexta-feira (18) após serem identificadas irregularidades no local.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a clínica não tinha comprovação e evidências de que o processo de esterilização de equipamentos ocorreu de forma adequada durante os procedimentos. A secretaria também afirmou que a estrutura física do local é incompatível com o número de cirurgias realizadas.