Zelensky acusa Putin de querer culpar Ucrânia por atentado mortal em Moscou

Presidente ucraniano afirma que russo desvia atenção de ataque reivindicado pelo Estado Islâmico

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Legenda: Países vizinhos estão em guerra há dois anos
Foto: AFP

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou, neste sábado (23), Vladimir Putin de tentar responsabilizar a Ucrânia pelo ataque que matou mais de 130 pessoas em uma casa de shows de Moscou, na sexta-feira (22)

“O que aconteceu ontem em Moscou é óbvio: Putin e os demais bastardos tentam jogar nos outros a culpa pelo atentado, cuja autoria foi reivindicada pela organização Estado Islâmico", declarou Zelensky, depois que autoridades russas mencionaram a existência de uma pista ucraniana no massacre.

A Rússia lançou, também na sexta, quase 90 mísseis e 60 drones explosivos de fabricação iraniana contra a Ucrânia, e atingiu dezenas de instalações do sistema de energia, incluindo centrais elétricas. Os dois países já estão em guerra há dois anos.

O Exército russo afirmou que os ataques foram uma "retaliação" aos bombardeios e incursões ucranianos nas suas regiões fronteiriças. Ao menos cinco pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas, segundo as autoridades ucranianas.

Veja também

Atentado contra a Rússia

Vladimir Putin prometeu "punir" os responsáveis pelo ataque que deixou pelo menos 133 mortos em Moscou, e garantiu que os suspeitos foram detidos quando fugiam para a Ucrânia. Contudo, não mencionou a reivindicação do grupo jihadista Estado Islâmico. 

O ataque à sala de concertos Crocus City Hall foi o mais sangrento na Rússia em duas décadas, e o mais mortal reivindicado na Europa pelo grupo.

A Ucrânia negou veementemente qualquer vínculo com o ataque e disse que a Rússia busca apenas uma forma de transferir a culpa. 

Assuntos Relacionados