Vulcão Etna registra nova erupção intensa, causando tremores de terra na Itália; veja vídeo

Ao todo, três fluxos de materiais de origem vulcânica ejetados em explosão, emergem da cratera sudeste em direção às cidades italianas

Escrito por Redação ,
Legenda: Os voos ainda estão acontecendo normalmente e a atividade do vulcão não tem afetado o funcionamento do aeroporto
Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (10), o vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, registrou uma nova erupção intensa a partir da cratera sudeste, segundo o portal IG.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia - Observatório Etna (INGV-Oe), apontou que a atividade da cratera sudeste passou para fonte de lava com a emissão de uma nuvem de cinzas com cerca de 10 quilômetros de altura.

Essa nuvem agora se dispersa no setor oeste do vulcão. Porém, o portal ainda ressaltou que o tremor registrado nos dutos de magma internos atingiu valores muito elevados, estando a uma altitude de aproximadamente três mil metros acima do nível do mar.

Veja também

Alerta vermelho para voos

Por conta do aumento da atividade infrassônica, que cresce em número e em amplitude dos eventos, o INGV emitiu um alerta vermelho para voos na região.

No entanto, os voos ainda estão acontecendo normalmente e a atividade do vulcão não tem afetado o funcionamento do aeroporto de Catânia.

O portal detalha que, ao todo, três fluxos de materiais piroclásticos, ou seja, fragmentos de origem vulcânica que são ejetado em explosão, emergem da cratera sudeste.  Os dois primeiros percorreram algumas centenas de metros em direção ao Valle del Bove, enquanto o terceiro seguiu para o sul. 

Assuntos Relacionados